Memórias, escritas e diários em pesquisaformação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1109

Mots-clés :

Diário; Pesquisa-formação; Narrativas; abordagem (Auto)Biográfica

Résumé

No texto compartilhamos memórias e escritas em diários, a partir de contextos e processos de vida, pesquisa e formação, em diálogo com autores/as que nos acompanharam nesse percurso e trabalharam com escritas de diários, em variadas composições e áreas do conhecimento. Destacamos o estudo de René Lourau, com o diário de pesquisa, fundamentado na análise institucional francesa, e de René Barbier com o diário da itinerância, proposto pela pesquisa-ação existencial. Tendo, como perspectiva, a corrente das histórias de vida em formação e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, nos aventuramos pensar e problematizar o trabalho com diários, como movimentos de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, a partir de fragmentos das memórias das três autoras, com intuito de compor sentidos, até então adormecidos pelo passar dos anos, em diferentes espaços do vivernarraspesquisarformar. Com esses diálogos e rememorações, procuramos traçar caminhos possíveis para pensar os diários, sem fronteiras demarcadas, abertos às finalidades propostas pelo/a/s diarista/s, situado em um dado contexto. Assim como os memoriais, os diários são, também, práticas de pesquisaformação, de pesquisa com os cotidianos, arriscamos dizer que é um território de escrita aberta para a criação e a invenção de si e do outro. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciane Maria Pezzato, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista – Instituto Saúde e Sociedade. Grupo de Pesquisa Análise Institucional de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (Unicamp/UERJ).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (Unicamp/UERJ).

Camila Petrucci Rosa, Prefeitura Municipal de Campinas.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora pela Prefeitura Municipal de Campinas. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (Unicamp/UERJ).

Références

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In.: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201-224.
AGUIAR, Kátia Faria de; ROCHA, Marisa Lopes da. Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Psicologia: Ciência e Profissão, [Online] v.27, n.4, 2007, p.648-663. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000400007 . Acesso em: 10 mai. 2021.
ALVES, Maria da Penha Casado. Frida Kahlo entre palavras e imagens: a escrita diarista e o acabamento estético. Linha d’Água, v. 25, n.02, p. 169-184, out. 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p169-184. Acesso em: 12 nov. 2021.
BARBIER, René. A Pesquisa-Ação. Brasília: Plano, 2002.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Objetiva Ltda, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. Isto não é um diário. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
XXXXX, 2008
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 20 jun 2020.
BRAGANÇA, Inês Ferreira Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In.: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, José Luiz; BÔAS, Lúcia Villas. (Orgs.) Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 65-81.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Cadernos Escolares em Arquivos Pessoais: Mistérios da “Caixa de Pandora”. In: MIGNOT, Ana. Crystina Venâncio. Não me esqueça num canto qualquer. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2008.
XXXXX, 2009.
CUNHA, José Luiz da. Escrever histórias para convencer os outros: memórias, diários e cartas de imigrantes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 07, p. 235-256, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4332/3156. Acesso em: 10 abr. 2021.
XXXXX, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, história e (re)invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In.: KOYAMA, Adriana Carvalho; GALZERANI, José Claudio.; PRADO, Guilherme do Val Toledo. (Orgs.). Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação das sensibilidades / de autoria da Professora Maria Carolina Bovério Galzerani. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2021. p. 95-136.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.
GARCIA, Regina Leite. A difícil arte/ciência de pesquisar com o cotidiano. In.: GARCIA, Regina Leite. (Org.) Método, métodos, contramétodos. São Paulo: Cortez, 2003. p. 193-208.
HESS, Remi. Uma técnica de formação e de intervenção: o diário institucional. In: HESS, Remi; SAVOYE, Antoine. (Orgs.) Perspectives de I’Analyse Institutionnelle. Paris: Méridiens Klincksieck, 1998. p. 119-138.
HESS, Remi. O momento do diário de pesquisa na educação. AMBIENTE & EDUCAÇÃO. v. 14, 2009. p. 61-87. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1137/447. Acesso em: 10 jun. 2021.
HESS. Remi. O movimento da obra de René Lourau (1933-2000). In.: ALTOÉ, Sônia. (Org.) René Lourau. Analista Institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004, p.15-46.
XXXXX, 2021.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010a.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010 b.
KOYAMA, Adriana Carvalho. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades. 2013. 373 f. Tese de Doutorado em Educação. Faculdade de Educação/UNICAMP, Campinas, 2013.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Editora Schwarcz S.A., 2020.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. 2a. edição.
LIMA, Nádia de Lima; SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Historização e romance: a construção do personagem no diário íntimo de adolescentes. Ágora (Rio de Janeiro). v. XV n. 1 jan/jun 2012 p. 95-115. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-14982012000100007. Acesso: 20 jun 2021.
LOURAU, René. Le journal de recherche. Matériaux d’une théorie de l’implication. Paris, Méridien Klincksieck, 1988.
LOURAU, René. Uma técnica de análise das implicações: B. Malinowski, Diário de etnógrafo (1914-1918). In.: ALTOÉ, Sônia. (Org.) René Lourau. Analista Institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004, p.259-283.
LOURAU, René. René Lourau na UERJ- 1993. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1993. 116p.
MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. 2ª. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MENDES, Mariana Diniz. Diários de Maria Isabel Silveira: vestígio e inscrição de uma voz. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 77, p. 220-250, dez. 2020. Disponível em: https://orcid.org/0000-0003-0796-2627. Acesso em: 10 jun 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª. Ed. revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec. 2006.
XXXXX, 2019.
XXXXX, 2020.
PENHAVEL, Pedro. Leitura de Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes: aproximações benjaminianas. estud. lit. bras. contemp., Brasília, n. 60, e6011, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2316-40186011. Acesso em: 10 jun 2020.
XXXXX, 2009.
XXXXX, et al. 2019
PEZZATO, Luciane Maria; L’ABBATE, Solange. O uso de diários como ferramenta de intervenção da análise institucional: potencializando reflexões no cotidiano da Saúde Bucal Coletiva. Physis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1297-1314, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312011000400008. Acesso em: 20 abr. 2020.
PEZZATO, Luciane Maria; BOTAZZO, Carlos; L’ABBATE, Solange. O diário como dispositivo em pesquisa multicêntrica. Saúde Soc. São Paulo, v. 28, n. 3, p. 296-308, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902019180070. Acesso em: 19 jan. 2020
XXXXX, 2019.
RANCIERI, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro:Editora 34, 1995.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (vol. 1). Tradução C. M. César. Campinas, SP: Papirus, 1994.
XXXXX, 2021.
XXXXX, 2021.
SARAMAGO, José. O Caderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si. Estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A. 2006.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo. Revista História da Educação, v. 24, e97649, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/97649. Acesso em: 20 abr 2021.

Téléchargements

Publié-e

2023-04-30

Comment citer

PEZZATO, L. M.; BRAGANÇA, I. F. de S. .; ROSA, C. P. Memórias, escritas e diários em pesquisaformação. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1109, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13544. Acesso em: 21 nov. 2024.