Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890Mots-clés :
Atividades impressas. Saberes docentes. Pesquisa (auto)biográfica. Didática.Résumé
Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de elaboração de atividades impressas comumente utilizadas na ação de ensinar e dos saberes que fundamentam escolhas tecidas nesse processo. O estudo é amparado por pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, objetiva visibilizar e problematizar experiências docentes na elaboração de atividades impressas e refletir sobre as fontes de seus saberes. É fruto de uma pesquisa com professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola pública municipal. As fontes de informações foram narrativas orais e escritas mobilizadas pelas atividades impressas elaboradas pelas participantes. A análise interpretativa foi realizada considerando os sentidos que permeiam a história singular de cada professora e os elementos comuns partilhados por elas, os quais são potentes para a discussão educativa. Identificamos que a intencionalidade das atividades elaboradas; os aspectos referentes à tipologia e forma de utilização relacionam-se aos saberes que são construídos e reconstruídos ao longo da trajetória, por meio de experiências advindas de diversas fontes e da autorreflexão da ação. Ressaltamos a importância de visibilizar as experiências na ação de ensinar estimulando a circulação e reflexão dessas experiências em propostas voltadas para a ação coletiva, de forma a propiciar ressignificações na ação de ensinar.
Téléchargements
Références
BOLÍVAR, Antonio. Dimensiones epistemológicas y metodológicas de la investigación (auto)biográfica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Natal: EDUFRN; Salvador: EDUNEB; Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. p. 27-69. (Tomo I).
BOLÍVAR, Antonio. ¿De nobis ipsis silemus?: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v.4, p. 01-26, 2002. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1607-40412002000100003&script=sci_arttext. Acesso em: 4 mar. 2019
CONTRERAS, José Domingo. Relatos de Experiência: em busca de um saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2518/1703. Acesso em: 3 fev. 2020
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, v. 1, n. 1, p. 133-147, 2016. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 9 jun. 2018.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. 17, n. 51, set./dez. 2012. p. 523-536. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/275/27524689002.pdf. Acesso em: 31 maio 2018.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, vol. 27, n. 1, abril, p. 333-346, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a15.pdf . Acesso em: 31 maio 2018.
FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: Experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. 385f.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, set./dez. 2016. p. 534-551. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3392/3127. Acesso em: 29 abr. 2018
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática Multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educação & Sociedade, v. 37, n. 135, abr/jun, p. 539-553, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/873/87346871013.pdf . Acesso em: 29 de abr. 2018.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.
LONGO, Conceição Aparecida Cruz; CONTI, Keli Cristina. Tabuada: na memória sim, decoreba não! In: ALBUQUERQUE, Silvia Regina (org). Convivência de Ideias. Itu: Ottoni Editora, 2014. p. 7-13.
NETO, Viana Patricio Barbosa; COSTA, Maria da Conceição. Saberes Docentes: entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, Recife, v. 22, n. 2, jul./dez. 2016. p. 76-99. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/110269. Acesso em: 7 set. 2019.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino. O movimento (auto) biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/viewFile/56/36. Acesso em: 9 jun. 2018.
RICOUER, Paul. Teoria da interpretação. Rio de Janeiro: Edições 70, 1976.
ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia-PT: Fundação Manuel Leão, 2009.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan/abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2018.
ROLDÃO, Maria do Céu. Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.47, n.166, outubro/dezembro, p. 1134-1149, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/wVK93BqYkRg5dcjwHrmwt7g/?lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2018.
ROSA, Sonia. O Menino Nito: então, homem chora ou não?. Pallas Editora, 2008.
SILVA, Cinara Santana; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da pontuação. In: MORAIS, Artur Gomes (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 121-139.
SILVA, Tânia Maria. Narrativas de professoras e elaboração de atividades impressas: diferentes percursos, saberes diversos. 2020. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020
SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SOUZA, Elizeu. Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n.1, jan./abr., 2014. p. 39-50. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 12 jun. 2018.
SOUZA, Elizeu Clementino; MEIRELES, Mariana Martins. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: http://www.ppgmuseu.ffch.ufba.br/sites/ppgmuseu.ufba.br/files/elizeuclementino.pdf . Acesso em: 8 set. 2019
SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian & PFAFF, Nicole (org.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 210-222.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.