Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890

Mots-clés :

Atividades impressas. Saberes docentes. Pesquisa (auto)biográfica. Didática.

Résumé

Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de elaboração de atividades impressas comumente utilizadas na ação de ensinar e dos saberes que fundamentam escolhas tecidas nesse processo. O estudo é amparado por pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, objetiva visibilizar e problematizar experiências docentes na elaboração de atividades impressas e refletir sobre as fontes de seus saberes. É fruto de uma pesquisa com professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola pública municipal. As fontes de informações foram narrativas orais e escritas mobilizadas pelas atividades impressas elaboradas pelas participantes. A análise interpretativa foi realizada considerando os sentidos que permeiam a história singular de cada professora e os elementos comuns partilhados por elas, os quais são potentes para a discussão educativa. Identificamos que a intencionalidade das atividades elaboradas; os aspectos referentes à tipologia e forma de utilização relacionam-se aos saberes que são construídos e reconstruídos ao longo da trajetória, por meio de experiências advindas de diversas fontes e da autorreflexão da ação. Ressaltamos a importância de visibilizar as experiências na ação de ensinar estimulando a circulação e reflexão dessas experiências em propostas voltadas para a ação coletiva, de forma a propiciar ressignificações na ação de ensinar.

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Tania Silva, Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – Ensino Fundamental Anos Iniciais. Membro do Grupo de Pesquisa LapenSi e Didaktikè da UFMG.

Cláudia Starling, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre) da UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa LapenSi e Didaktikè  da UFMG.

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Publié-e

2021-12-24

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SILVA, T.; STARLING, C. Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes . REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 875–890, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11089. Acesso em: 18 juill. 2024.