Mediações do educar: reflexões autobiográficas – sensoriais entre um mundo antes e pós pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p292-311

Palabras clave:

Educação, biografia, Teoria Ator Rede

Resumen

Tato, olfato, visão, paladar, audição: os recortes biográficos que compõem este artigo transitam entre as cinco dimensões sensoriais, e objetivam problematizar sensos e  contrassensos da noção de “mediação” em processos educacionais situados antes e após a pandemia do século XXI. Para tanto, este artigo, de natureza ensaística, desvela experiências de mediações no educar e no educar-se a partir de duas perspectivas: a da Teoria Ator Rede, especialmente, em diálogo com as produções de Bruno Latour, e da revisão crítica sobre as noções de “materialidade” e de “cultura material” de Tim Ingold. Os dois principais eixos argumentativos deste texto giram, por um lado, em torno do papel da memória biográfica enquanto mediação no bojo das práticas educativas, por outro, em torno das possibilidades de ampliação e de aprofundamento do próprio senso de mediação, então inspirados pelas provocações daqueles dois autores. A partir de tais movimentos, este texto busca contribuir com o debate no campo educacional, sobretudo, no que toca os crescentes imperativos das interações essencialmente virtuais, e em face aos desafios éticos e tecnológicos adensados pela conjuntura pôs pandêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Clara de Rebouças Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA); graduanda do Curso de Museologia da UFBA; docente do Departamento de Odontologia Social e Pediátrica da UFBA.

Citas

BENINI, Elcio Gustavo; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; ARAÚJO, Carla Zandavalli. Educação à distância: configurações, políticas e contradições engendradas no trabalho docente. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 14, n. 29, p. 67 – 92, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n29p67/29407 Acesso em: 20 de julho de 2020

CASTELLS, Manuel. Fim de Milênio – A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo – São Paulo: Paz e Terra, 2016 – 6a reimpressão.

CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores e-Tec Brasil. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (Online). Brasília, v. 97, n. 245, p. 117 – 30, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812016000100117&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 20 de julho de 2020

CUNHA, Niágara Vieira Soares; CUNHA, Marcel Lima; FERREIRA, Heraldo Simões. Concepção de formação humana para a educação infantil: um estado da questão. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1 – 21, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100225&lng=en&nrm=iso Acesso em: 21 de julho de 2020.

INGOLD, Timothy. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Pretópolis – Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

______________. Evolução e vida social. Pretópolis – Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

JONAS, Hans. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto – Editora PUC Rio, 2006.

LAPA, Andrea; PRETTO, Nelson de Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, v. 23, n. 84, p. 79 – 97, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5569/1/1792-7441-1-PB.pdf Acesso em: 20 de julho de 2020

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria Ator Rede. Salvador: EDUFBA, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.

MACEDO, Jussara Marques de; LIMA, Miriam Morelli. Fundamentos teóricos e metodológicos da precarização do trabalho docente. Rev. Trabalho, Política e Sociedade (Online)/ Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, v. II, n, 03, p. 219 – 42, 2017. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/322 Acesso em: 20 de julho de 2020.

MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho táctil ao corpo visual. Galáxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 05 – 21, abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gal/n31/1982-2553-gal-31-0005.pdf Acesso em: 21 de julhode 2020.

MOTTA, Vânia Cardoso da; LEHER, Roberto. Trabalho docente no contexto do retrocesso do retrocesso. Rev. Trabalho, Política e Sociedade (Online)/ Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, v. II, n, 03, p. 243 – 58, 2017. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/322 Acesso em: 21 de julho de 2020.

PASSOS, Rachel Gouveia; ARRUDA, Jerillee Silva de. Trabalho docente em tempos neoliberais: implicações para a formação do serviço social brasileiro. Rev. Trabalho, Política e Sociedade (Online) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, v. II, n, 03, p. 325 – 42, 2017. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/322 Acesso em: 21 de julho de 2020.

PAULILO, André Luiz. A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. Rev. Brasileira de História da Educação – Dossiê, v. 19, p. 1 – 24, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbhe/v19/2238-0094-rbhe-19-e065.pdf Acesso em: 16 de julho de 2020.

PAULINO, Luís Antônio; PIRES, Marcos Cordeiro. As relações entre a China e América Latina frente ao novo normal da economia chinesa. Economia e Políticas Públicas, v. 4, n. 1, p. 9 – 27, 2016. Disponível em: http://www.coreconrs.org.br/pdf/revistas/revista-economia-e-politicas-publicas-%20v.4.%20n.1_2016_Final.pdf#page=9 Acesso em: 22 de julho de 2020.

SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, n. 49, p. 103 – 20, jul/set., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n49/a07n49.pdf. Acesso em: 22 de julho de 2020.

SOUZA, Iara Maria de Almeida; SALES JÚNIOR, Dário Ribeiro de. Apresentação. In: LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria Ator Rede. Salvador: EDUFBA, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.

TARDE, Gabriel. Monadologia e Sociologia – e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

VARGAS, Eduardo Viana. Introdução. In: TARDE, Gabriel. Monodologia, sociologia e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

CARVALHO, A. C. de R. Mediações do educar: reflexões autobiográficas – sensoriais entre um mundo antes e pós pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 292–311, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p292-311. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9142. Acesso em: 21 nov. 2024.