Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140Palabras clave:
Ensino. Formação Docente. Professor ReflexivoResumen
Este artigo parte de indagação sobre como reflexões propostas em relatos autobiográficos realizados por docentes ajudam a melhor compreender a trajetória profissional docente. O estudo toma por base o breve relato da trajetória profissional de uma professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. O tratamento metodológico da pesquisa foi de tipo qualitativo. Para tanto, foram utilizados o relato autobiográfico e a análise das experiências de formação e de ensino. O relato autobiográfico possibilitou recuperar as memórias, desde a formação inicial, em dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia, marcados ainda pelo modelo da racionalidade técnica. Porém, ao recuperar e relatar o modelo formativo, foi possível identificar determinados aspectos e considerá-los como substrato importante para a configuração da professora como profissional. As análises realizadas evidenciaram que, no decorrer da formação inicial e do exercício da profissão docente, determinados aspectos foram se modificando, como: a postura docente; a preocupação com a metodologia de ensino que melhor se adequasse à faixa etária e à necessidades dos alunos; a relação e o diálogo estabelecidos com os alunos e com outros professores; as experiências adquiridas nos diferentes campos de trabalho, da educação básica ao ensino superior; e as contribuições para o processo de reflexão sobre a ação, advindas com o processo de formação continuada, na busca pela autonomia do trabalho docente com vistas à melhoria do ensino. Neste sentido, os estudos autobiográficos auxiliam processos formativos de reflexão e possibilitam modificar as práticas docentes, desde que realizados em processos sistematizados e contínuos de estudos e intervenções.
Descargas
Citas
BUENO, Belmira Oliveira. O Método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.
BUENO, Belmira Oliveira et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, mai./ago. 2006.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Os anos iniciais da docência em Química: da universidade ao chão da escola. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2013.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992. p. 32-46.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PÉREZ-GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 94-114.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 16, p. 15-20, 2002.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Investigação-ação e desenvolvimento profissional docente. In: REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais... São Paulo: SBQ, 2003. p. 1-11.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 77-91.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2002.
YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ. Soc., vol 28, nº101, p. 1287-1302, set/dez.2007.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa, Educa, 1993.
PÉREZ-GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor - a formação do professor como profissional reflexivo. In NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992, p.94-114.