O mestre “Barbosa de Godois” e a escola maranhense
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p411-425Palavras-chave:
Barbosa de Godois, Educação no Maranhão, Instrução primária, Pensamento pedagógico, Trajetória de vidaResumo
Este trabalho centra-se nas reflexões de Barbosa de Godóis registradas em suas publicações sobre a escola primária e os ramos da educação que destacam sua atuação como pedagogista, intelectual e homem de governo. Evidencia os discernimentos expostos em O mestre e a escola, de 1910, que aponta a polaridade entre instrução e educação, destacando as diferenças e o consenso entre as tipologias da educação, tão necessárias para a efetivação do processo de ensino no ambiente escolar. Retoma a polêmica registrada nos jornais entre o inspetor da Instrução Pública (Antônio Lobo) e Godóis,então diretor da Escola Normal e Modelo, para a aprovação ou rejeição da sua Escripta Rudimentar, de 1904, segundo as interpretações do método ativo no ensino da leitura. Nesse sentido, inquirir sobre Barbosa de Godóis no âmbito da instrução primária no Maranhão, e seu papel como professor e intelectual da educação, se faz necessário para compreendermos os constrangimentos que lhe foram impostos ao propor suas ideias pedagógicas no cenário público de ensino, as concepções que defendia sobre instrução popular e educação prática do povo no contexto da escola graduada, assim como sua trajetória como pessoa no cerne da instrução local.
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