Lives de festas nos tempos da COVID-19: arranjos, vínculos e performances

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1503-1517

Palavras-chave:

Covid-19, Pandemia, Live, Redes Sociotécnicas, Pedagogias Culturais.

Resumo

Com a pandemia da Covid-19 fomos estimulados por governos e profissionais de saúde a ficar em casa, em isolamento físico. Para as pessoas conectadas o isolamento físico não significa isolamento social. Nossas experiências ciberculturais são repletas de redes sociotécnicas que reconstroem e impulsionam a nossa vida social, sobretudo no contexto da pandemia, por meio, por exemplo, do fenômeno das lives.  Nesse contexto, o objetivo do artigo é analisar arranjos, vínculos e narrativas gerados a partir das performances humanas e não-humanas em uma live de uma festa virtual. O argumento central é que a live é uma pedagogia cultural que nos orienta a festejar a vida, cuidar do corpo, explorar outras possibilidades para a paquera e a sexualidade online, ao mesmo tempo em que continuamos a defender nossas pautas políticas e ativistas. O método usado foi o da pesquisa pós-qualitativa, por meio da estratégia da observação participante. Concluímos que as lives rapidamente se popularizaram como redes sociotécnicas dinâmicas, repletas de pedagogias culturais que nos ajudam a organizar a vida social em meio ao isolamento físico e que a live da festa da resistência, com suas performances celebradas, mostra que reinventamos o social, agora na esfera do online, promovendo diversos hibridismos.

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Biografia do Autor

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação.Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), e do Grupo de Pesquisa Tecnologias Intelectuais (LTi/UFPB).

Danillo Mota Lima, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Pós-Doutorado em Educação (UFRGS). Doutorado em Educação (UNICAMP). É professor no departamento de Educação II, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde atua na graduação e pós-graduação. Bolsista de Produtividade do Cnpq - PQ2. Um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia - GEC.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

SILVA, P.; LIMA, D. M.; COUTO, E. S. Lives de festas nos tempos da COVID-19: arranjos, vínculos e performances. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1503–1517, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1503-1517. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8723. Acesso em: 22 dez. 2024.