Lives de festas nos tempos da COVID-19: arranjos, vínculos e performances

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1503-1517

Palavras-chave:

Covid-19, Pandemia, Live, Redes Sociotécnicas, Pedagogias Culturais.

Resumo

Com a pandemia da Covid-19 fomos estimulados por governos e profissionais de saúde a ficar em casa, em isolamento físico. Para as pessoas conectadas o isolamento físico não significa isolamento social. Nossas experiências ciberculturais são repletas de redes sociotécnicas que reconstroem e impulsionam a nossa vida social, sobretudo no contexto da pandemia, por meio, por exemplo, do fenômeno das lives.  Nesse contexto, o objetivo do artigo é analisar arranjos, vínculos e narrativas gerados a partir das performances humanas e não-humanas em uma live de uma festa virtual. O argumento central é que a live é uma pedagogia cultural que nos orienta a festejar a vida, cuidar do corpo, explorar outras possibilidades para a paquera e a sexualidade online, ao mesmo tempo em que continuamos a defender nossas pautas políticas e ativistas. O método usado foi o da pesquisa pós-qualitativa, por meio da estratégia da observação participante. Concluímos que as lives rapidamente se popularizaram como redes sociotécnicas dinâmicas, repletas de pedagogias culturais que nos ajudam a organizar a vida social em meio ao isolamento físico e que a live da festa da resistência, com suas performances celebradas, mostra que reinventamos o social, agora na esfera do online, promovendo diversos hibridismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação.Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), e do Grupo de Pesquisa Tecnologias Intelectuais (LTi/UFPB).

Danillo Mota Lima, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Pós-Doutorado em Educação (UFRGS). Doutorado em Educação (UNICAMP). É professor no departamento de Educação II, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde atua na graduação e pós-graduação. Bolsista de Produtividade do Cnpq - PQ2. Um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia - GEC.

Referências

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

BARAD, Karen. Meeting the universe halfway. Quantum physics and the entanglement of matter and meaning. 2007. Disponível em https://smartnightreadingroom.files.wordpress.com/2013/05/meeting-the-universe-halfway.pdf.Acesso em: 24 jul. 2019.

BARBOSA, Saionara Aparedida. Mapeando as controvérsias que envolvem o processo de medicalização da infância. Psicol. Soc., Belo Horizonte,v. 31,p. 1-14, 2019.

BENNETT, Janett. Thing-Power. In: BRAUN, B.; WHATMORE, Sarah Political Matter: Technoscience, Democracy, and Public Life. Minnesota: University of Minnesota Press, 2010. p. 35-62.

BOZZO JUNIOR, Carlos. Trinta artistas fazem trinta lives em três dias. Folha de São Paulo, 26/05/2020. Disponível em https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2020/05/26/trinta-artistas-fazem-trinta-lives-em-tres-dias/. Acesso em: 27 mai. 2020.

BRAUN, Bruce; WHATMORE, Sarah. The Stuff of Politics: An Introduction. In: BRAUN, B.; WHATMORE, Sarah. Political Matter: Technoscience, Democracy, and Public Life. Minnesota: Univerversity of Minnesota Press, 2010. p. Ix-xl.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p..152-172.

CALLON, Michel. Some elements of a sociology of translation: domestication of the scallops and the fishermen of St Brieuc Bay. 1986. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238754296_Some_Elements_of_A_Sociology_of_Translation_Domestication_of_the_Scallops_and_the_Fishermen_of_St_Brieuc_Bay. Acesso em: 20 fev. 2019.

CAMOZZATO, Viviane; CARVALHO, Rodrigo; ANDRADE, Paula. (Org.). Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2016.

COUTO, Edvaldo. Souza. Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano. Salvador: Edufba, 2012.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogia das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, Cristiane.; SANTOS, Edmeia. (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir e compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47-66. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/c3h5q/pdf/porto-9788578792831.pdf.

Acesso em: 26 mai. 2020.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece.; CRUZ, Ingrid. #Fiqueemcasa: Educação na Pandemia da Covid-19. Revista Interfaces Científicas. v. 8, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/8777. Acesso em: 20 maio 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34, 1996. V. 3.

DELGADO, Anna Karenina Chaves; ANDRADE, Jackeline Amantino. Teoria Ator-Rede (TAR) como instrumento de pesquisa em turismo: buscando aproximações e contribuições. Revista Turismo - Visão e Ação, v. 21, n. 1, p. 144-164, 2019.

DOLWICK, Jim. The Social and Beyond: Introducing Actor-Network Theory. J Mari Arch, v. 4, p. 21–49, 2009.

DUIJN, Michael. Network Society and Public Policy Networks. In: DUIJN, Michael. Embedded Reflection on Public Policy Innovation: A Relativist/Pragmatist Inquiry into the Practice of Innovation and Knowledge. [S.l]: Eburon Academic Publishers, 2009. p. 79-84. Disponível em: http://ebookcentral.proquest.com/lib/bcufpb-ebooks/detail.action?doc. Acesso em: 10 fev. 2017.

FLORÊNCIO, João. Ecology Without Nature, Theatre Without Culture Towards an Object-Oriented Ontology of Performance. O-Zone: A Journal of Object-Oriented Studies, v. 1, p. 118-127, 2014.

GARÇONI, Ines. Versões online de festas consagradas animam quem está em casa e arrecadam fundos para quem precisa. O Globo, 26/05/2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/gente/versoes-on-line-de-festas-consagradas-animam-quem-esta-em-casa-arrecadam-doacoes-para-quem-precisa-24444543. Acesso em: 27 mai. 2020.

GERRARD, Jessica.; RUDOLPH, Sophie.; SRIPRAKASH, Arathi. The Politics of Post-Qualitative Inquiry: History and Power. Qualitative Inquiry,v. 23, n. 5, p. 384–394, 2017.

GIROUX, Henry. Education in unsettling times: public intellectual and promise of cultural studies. In: GIROUX, Henry. Power/knowledge/pedagogy: the meaning of democratic education in unselttling times. Taylor e Francys Group Online, 2018. Disponível em: www.taylorfrancis.com/books/e/9780429966613/chapters/10.4324%2F9780429498060-2. Acesso em: 26 maio 2020.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D.; KUNZRU, H.; TADEU, T. (Org.). Antropologia do ciborgue:as vertigens do pós‐humano. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 33-118.

HARMAN, Graham. Prince of networks: Bruno Latour and metaphysics. Melbourne: Re. Press, 2009.

HENRIQUE, Trazíbulo. Covid-19 e a Internet (ou Estou em isolamento social físico). Revista Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v.8, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ index.php/humanas/article/view/8713. Acesso em: 20 maio 2020.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Unesp, 2000.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LE GRANGE, Levy. What is (post)qualitative research? South African Journal of Higher Education, v. 32, n. 5, p. 1-14, 2018.

LEMOS, André. Coronavírus: isolamento digital é um luxo para poucos em um país de miseráveis. Jornal Correio. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-isolamento-digital-e-um-luxo-para-poucos-em-um-pais-de-miseraveis/. Acesso em: 20 maio 2020.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

LIMA, Danillo Mota; SILVA, Patrícia.; COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogias sexuais na cibercultura: o protagonismo do par humano-não-humano. In: PORTO, C.; OLIVEIRA, K.; CHAGAS, A. (Org.). EDUCIBER: Dilemas e práticas contemporâneas. Aracaju: EDUNIT, 2019, v. 1, p. 65-84.

LONGO, Matthew; ZACKA, Bernardo. Political Theoryin an Ethnographic Key. American Political Science Review, v. 113, n. 4, p. 1066-1070, 2019.

MOL, Annemarie. Política ontológica: algumas ideias e várias perguntas. 2008. Disponível em: https://pure.uva.nl/ws/files/899834/77537_310751.pdf. Acesso em: 8 jan. 2018.

MOL, Annemarie. The Body Multiple: Ontology in MedicalPractice.London, Duke University Press, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4621896/mod_resource/content/2/MOL%2C%20Annemarie.%20The%20body%20multiple.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

NIMMO, Richie. Actor-network theory and methodology: social research in a more-than-human world. Methodological Innovations Online, v. 6, n. 3, p. 108-119, 2011.

OLIVEIRA, Kaio; SANTOS, Isabella. A ressaca da internet e os desafios atuais da cibercultura: uma crítica para além da inclusão digital. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio.; CHAGAS, Alexandre. (Org.). EDUCIBER: Dilemas e práticas contemporâneas. Aracaju: EDUNIT, 2019, v. 1, p. 21-32.

PICKERING, Andrew. Living in the material world. In: DE VAUJANY, F.X.; MITEV, N. (Eds). Materiality and Space. Technology, Work and Globalization. London: Palgrave Macmillan, 2013. p. 25-40.

PRECIADO, Paul. Aprendiendo del virus. In: AMADEO, Paul. (Ed.).

Sopa de Wuhan. Madrid: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020, p. 163-185.

RAMOS, Diana. Quarentena e Isolamento: A Peste Negra e a origem da Quarentena em Veneza. Biblioteca Nacional, 2020. Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/quarentena-isolamento-peste-negra-origem-quarentena. Acesso em: 20 maio 2020.

ROSA, Luciane Oliveira; FERREIRA, Valéria Silva; SILVA, Sandra Cristina Vanzuita. Elaboração e análise de redes de política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, p. 1-12, 2020.

SCHATZKI, Theodore. A new societist social ontology. Philosophy of the Social Sciences, v. 33, n. 2, p. 174-202, 2003.

ST. PIERRE, Elizabeth Adams. Writing Post Qualitative Inquiry. Qualitative Inquiry, v. 24, n. 9, p. 603–608, 2018a.

ST. PIERRE, Elizabeth Adams. Uma história breve e pessoal da pesquisa pós-qualitativa: em direção à “pós-investigação”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 1044-1064, set./dez. 2018b. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 5 jan. 2019.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joel. (Orgs.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

ULMER, Jasmine. Posthumanism as research methodology: inquiry in the Anthropocene. International Journal of Qualitative Studies in Education, 2017. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/ulmer_2017._posthumanism_as_research.pdf. Acesso em: 4 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

SILVA, P.; LIMA, D. M.; COUTO, E. S. Lives de festas nos tempos da COVID-19: arranjos, vínculos e performances. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1503–1517, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1503-1517. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8723. Acesso em: 18 abr. 2024.