Eternizando travessia: memórias de formação em álbum de viagem

Autores

  • Ana Chrystina Mignot UERJ

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p330-342

Resumo

O texto se volta para a viagem da educadora católica Laura Jacobina Lacombe, em 1925, quando partiu do Rio de Janeiro para estudar no Institut Jean-Jacques Rousseau, em Genebra, que à época era o principal centro de produção e difusão da Escola Nova.  Seus registros em pequenino caderno – um álbum de viagem – são vistos como uma narrativa autobiográfica, onde procurou fixar a importância desta primeira travessia em sua formação. No movimento de interpretar tais registros, procurou-se compreender na materialidade do escrito, as motivações, as redes de ideias e afetos bem como os desdobramentos da viagem em sua trajetória pessoal e profissional, marcada pelo afastamento da Associação Brasileira de Educação, após a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, e tentativa de catolicizar as ideias escolanovistas. 

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Biografia do Autor

Ana Chrystina Mignot, UERJ

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela PUCRS. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq. Cientista de Nosso Estado/Faperj. Procientista Faperj/UERJ.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

MIGNOT, A. C. Eternizando travessia: memórias de formação em álbum de viagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 330–342, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p330-342. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3964. Acesso em: 21 nov. 2024.