Aprendizagem intergeracional da docência: memorial de formação no curso de educação física
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1104Palavras-chave:
Memorial de formação, Narrativas de formação, Aprendizagem intergeracional, Educação FísicaResumo
De que maneira a escrita de si contribui para a constituição da docência em Educação Física? Como se tem processado a apropriação das memórias das aulas de Educação Física na (re)construção do conhecimento docente a partir da história de vida? O presente estudo tem como objetivo compreender como o/a professor/a de Educação Física em formação, valendo-se das histórias de vida, apropria-se das experiências desenvolvidas nas trajetórias de escolarização e os engendramentos na construção do conhecimento docente. No campo da Educação e da Educação Física, a lógica da formação dos/as adultos/as, está vinculada aos estudos, práticas de formação e investigação centrados na pessoa do/a professor/a, ao levar em consideração os diferentes aspectos da sua história no âmbito pessoal e profissional. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico ao explorar como material biográfico, o memorial de formação e as narrativas de formação que foram sendo produzidas nos espaços e tempos da formação continuada. A rememoração dos diferentes encontros, consigo e com o outro, no decorrer do processo de formação, por meio da escrita de si se consolidou como dispositivos formativos, à medida que o memorial de formação e as narrativas foram ganhando sentido, diante dos desafios correlacionados ao percurso profissional na universidade.
Downloads
Referências
BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel. Educação física, professores e estudantes: a escolha da docência como profissão e os saberes que lhe são constitutivos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/12111. Acesso em: 24 abr. 2022.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto-Portugal: Porto Editora, 1994. 336 p.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de educação física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno CEDES: Corpo e Educação, n.48, p.69-88,1999.
BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ed. Unijuí - Ijuí, 2019. 256 p.
BRASIL. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física (versão 2014). Centro de Educação Física e Desportos, Colegiado do Curso. Vitória, 2014.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Elaboração de memória profissional I. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Pró-Licenciatura em Educação Física Modalidade EAD, 2009.
CEREGATTO, Luciana; SOUZA NETO, Samuel de. Os saberes da experiência discente na Educação Física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
CHENÉ, Adele. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. Trad. Maria Nóvoa. O método (auto)biográfico e a formação. 2ª ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.
DARIDO, Suraya Cristina; NETO, Luiz Sanches. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Grupo Gen-Guanabara Koogan, 2017.
DOMINICÉ Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. Trad. Maria Nóvoa. O método (auto)biográfico e a formação. 2ª ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.
FERREIRA ALVES, Wanderson. Sobre a formação profissional dos professores de educação física e as teorias do saber docente. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 313–330, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/177. Acesso em: 24 abr. 2022.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 10, n.1, p. 89-111, jan.-abr. 2004. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2827. Acesso em: 25 maio 2022.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Experiências sociocorporais e formação docente em Educação Física. Movimento, v. 14, n. 1, p. 85–110, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2395. Acesso em: 22 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54ª edição. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2016.
GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1 ed. São Paulo: Publisher, 2007.
HAGE, Salomão Mufarrej. Educação do Campo, legislação e implicações na gestão e nas condições de trabalho de professores das escolas multisseriadas. In: Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – ANPAE, 2., 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0481.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbroc-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.2, p. 136-139, ago./dez. 2009. Disponível em: http://www.cidadesp.edu.br/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/11_josso.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
LUDKE, Menga; ANDRÉ Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2018.
MONTERO, Lourdes. A construção do conhecimento profissional docente. Trad. Armando P. Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Revista Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em: 18 abr. 2022.
NÓVOA, António. Escolas e Professores: proteger, transformar, valorizar. António Nóvoa, colaboração Yara Alvim (Org.). Salvador: SEC/IAT, 2022. 116p.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino. Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, Salvador: EDUNEB, 2006.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos-: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN, 2008. p. 27-42.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN, 2008. p. 43-60.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista [online], v. 27, n. 1, pp. 369-386, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017>. Acesso em: 8 set. 2022.
SOARES et al., Carmen Lúcia. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Org.). Memória e formação de professores. (online). Salvador: EDUFBA, 2007. 310p. ISBN 978-85-232-0484-6. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: 17 set. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. São Paulo: Paz e Terra, 2001.