Cinema de engajamento, neoliberalismo e educação formal
Por uma politização do olhar
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19379Palavras-chave:
Cinema, Educação formal, Neoliberalismo, EmpreendedorismoResumo
Este ensaio provém de aprofundamentos teóricos no contexto temático de nossa pesquisa no campo das políticas educacionais, em um programa de doutorado em Educação. Objetivamos explorar a função pedagógica do cinema ante as práticas e regimes neoliberais, focando no sofrimento psíquico causado aos indivíduos por meio da busca ao empreendedorismo de si mesmos. Nossa abordagem está ancorada no pós-estruturalismo, principalmente, pelo diálogo com Gilles Deleuze e Jacques Derrida, os quais, apesar de divergências teóricas, compartilham o interesse em defender a multiplicidade de possibilidades para futuros, que são incertos e indeterminados. Nessa direção, compreendemos que educação formal é mobilizada constantemente a criar momentos reflexivos que questionem os problemas emergentes na sociedade, inclusive, as tentativas de despolitizar os indivíduos e ignorar os devires. Nesse sentido, com a finalidade de destacar as possibilidades do cinema de engajamento na Educação, apresentamos ainda uma proposta de intervenção através da utilização do curta-metragem El Empleo.
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