Articulações discursivas e sentidos de educação para as relações étnico-raciais na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17461

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais. Discurso. Currículo

Resumo

Este artigo objetiva apresentar, com base na Teoria do discurso de Laclau e Mouffe e do Ciclo de políticas de Ball, a análise da política curricular de educação para as relações étnico-raciais. O texto trabalha com categorias das perspectivas Pós-estruturalista e Pós-fundacionalista. Com esse aporte teórico, buscamos argumentar por uma teoria discursiva de currículo que o concebe como arena de disputa e interpreta a política curricular como a luta por sua significação, resultante de articulações de demandas que visam universalizar sentidos particulares. Evidenciamos que as articulações em torno da produção das Políticas curriculares de educação para as relações étnico-raciais, aqui discutidas, envolveram diferentes agentes políticos, a exemplo do movimento negro disputando sua significação na perspectiva de hegemonizar demandas históricas, materializadas pela inclusão do Ensino da História e das culturas africana e afro-brasileira no currículo, normatizado pelas Leis n.º 10.639/2003 e 11.645/2008.

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Biografia do Autor

Zelânia do Carmo Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia (UESB), Mestra em Ensino (UESB). Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual de Educação da Bahia.

Benedito G. Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SILVA, Z. do C.; EUGENIO, B. G. Articulações discursivas e sentidos de educação para as relações étnico-raciais na educação básica . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023021, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17461. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17461. Acesso em: 22 nov. 2024.