Software HagáQuê

Uma proposta pedagógica para descolonizar o currículo na Escola Quilombola Estadual José Bonifácio em Macapá/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.16221

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola. Lei 10.639/03. Descolonização do currículo. Software HagáQuê.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para os professores dos componentes curriculares Artes, História, Geografia, Ensino Religioso e Literatura no intuito de contribuir com o processo de descolonização de suas práticas pedagógicas através da efetivação da Lei 10.639/03 e da Resolução 08/2012 utilizando a Cultura Digital para evidenciar a cultura do Quilombo no currículo escolar. Nesse sentido, utilizamos a Pesquisa Qualitativa (YIN, 2016) para guiar a busca pelos resultados iniciais. Constatou-se que os educadores possuem práticas tímidas no que tange à descolonização do currículo e geralmente ocorre em datas comemorativas, quais sejam, no dia 13 de maio (abolição da escravatura no Brasil) e no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra). Por isso é necessário promover reflexões sobre a práxis dos educadores, assim propomos a utilização do software HagáQuê para desenvolver dispositivos didáticos em quadrinhos (HQ) empregando a Legislação Antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neliane Alves de Freitas, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED - UNIFAP). Bolsista da CAPES/FAPEAP.

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão GEPEI e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB- UNIFAP.

Referências

BEZERRA, M.de J. P. dos S. “Se eu não fizer o bem, o mal não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do quilombo do cria-ú e o currículo de ensino religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019.

BEZERRA, M. de J. P. dos S.; VIDEIRA, P. L.; CUSTÓDIO, E. S. O Ensino Religioso e a Escola José Bonifácio: um estudo de caso da prática pedagógica desenvolvida no Quilombo do Cria-ú no Amapá. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 67, 2020. DOI: 10.23925/2176-2767.2020v67p177-217.

BIM, S. A. HagáQuê: Editor de Histórias em Quadrinhos. 2001. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Curso de Ciências da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 10 jan. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília, DF: MEC, SECAD, 2010.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 8, de 20 de novembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 21 nov. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11963-rceb008-12-pdf&category_slug=novembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRITO, R. M. (org.) Não sou eu, são vocês/Curiaú, Mostra Tua Cara-2021. Macapá: Ed. Cromoset, 2021.

DIAS, C. F. da S.; SIMPLICIO, C. dos S. Aplicativo Hagáquê Como Suporte Tecnológico Na Sala De Aula, Um Estudo De Caso No Processo De Leitura Em Uma Escola Estadual Do Município De Santana/AP. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, v. 03, n. 01, p. 05-29, jan. 2019. ISSN:2448-0959.

Entrevista 2. Macapá (Amapá), 5 julho. 2021.

Entrevista 3. Macapá (Amapá), 17 junho. 2021.

Entrevista 4. Macapá (Amapá), 9 fevereiro. 2021

Entrevista 5. Macapá (Amapá), 17 junho. 2021.

Entrevista 6. Macapá (Amapá), 5 julho. 2021.

FIGUEIRÓ, S. C. Trabalhando com o software Hagáquê. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Cachoeira do Sul, p.25. 2014.

GOMES, N. L. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, 2012.

MAFRA, J. R. e S. A pesquisa sobre mídias e tecnologias em educação na Amazônia: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020052, 2020.

MOURA, M. da G. Festas dos quilombos. Lamberto Scipioni, fotos. _ Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.

MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1986.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PETIT, S. H. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral. Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei nº 10.639/2003. Fortaleza: EdUECE, 2015.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Quilombola Estadual José Bonifácio. Curiaú, AP, 2017.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VERGUEIRO, W. (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

VIDEIRA, P. L.; DO ESPIRÍTO SANTO, R. Projeto Curiaú Mostra tua Cara: Educação Quilombola no combate ao racismo na Escola Estadual José Bonifácio, localizada no Quilombo do Cria-ú em Macapá. Humanidades & Inovação, v. 4, n. 3, 2017.

VIDEIRA, P. L. Batuques, folias e ladainhas: a cultura do quilombo do Cria-ú em Macapá e sua Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

2023-10-09

Como Citar

FREITAS, N. A. de; VIDEIRA, P. L. Software HagáQuê: Uma proposta pedagógica para descolonizar o currículo na Escola Quilombola Estadual José Bonifácio em Macapá/AP. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.16221. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/16221. Acesso em: 22 nov. 2024.