Docência e pandemia

os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665

Mots-clés :

Ensino remoto, Formação docente, Tecnologias educacionais, Pandemia

Résumé

Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutor em Educação (UFMG); Professora Titular (UESB); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade. E-mail: arlete.ramos@uesb.edu.br

Wesley Amaral Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ciências Ambientais (UESB). Professor (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências por abordagem Temática (GEPECAT).E-mail: wesleyamaral@uesb.edu.br

Queziane Martins da Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda (UESB). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC). E-mail: martinsdacruzqueziane@gmail.com

Marizéte Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras Linguagens e Representações (UESC). Professora (UESC). E-mail: marizete08@gmail.com

Références

ARRUDA, Eucidio Pimenta. A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento. ETD - Educação Temática Digital, 15(2), 264-280. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1282 Acesso em: 03 de out. de 2020.

BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano. F. Félix. Aula presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v.25, n. 51, p. 255-280, jul. /out. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255>. Acesso em: 17 Set. 2020.

BAHIA. RESOLUÇÃO CEE N.º 37 de 18 de maio de 2020. Diário Oficial do estado da Bahia, de 21 de maio de 2020. Secretaria Estadual de Educação. 2020. Disponível em:<http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_37_2020_NORMA S_COMPLEMENTARES_revisada_CDE_mesclado.pdf> Acesso em: 03 jun. 2020.

BEHAR, Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 19 de set. de 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019. Brasília. INEP, 2020. Disponível em:<http://inep.gov.br/documents/186968/484154/Resumo+T%C3%A9cnico+do+Estado+da+Bahia++Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/384b003b-68ad-40ec-acf6-7e5b6e082172?version=1.0.>. Acesso em: 17 Set. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394. Brasília, 1996.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 16 de junho de 2020. Brasília, 2020.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário oficial da União. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 15/08/2020.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União - Seção 1 - 17/2/2017. Brasília, 2017.

CAETANO, Maria. R.aquel; LOPONTE, L. N. Reforma do ensino médio e a educação profissional: do decreto Lei n° 2.208 de 1997 à lei n° 13.415 de 2017. In: SANTOS, Arlete Ramos dos; CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira.

CAETANO, Maria Raquel Políticas educacionais no cenário brasileiro. Curitiba: Appris, 2019. p. 439-464.

CAMPOS, Leonardo Rodrigues (et. al. Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (MIS-C) temporariamente associada ao SARS-CoV-2. Residência Pediátrica. V. 10, n. 2. p. 1-6, 2020. Disponível em: http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/514/sindrome%20inflamatoria%20multissistemica%20pediatrica%20-mis-c-%20temporariamente%20associada%20ao%20sars-cov-2 Acesso em: 03 de out. de 2020.

COUTO, Edvaldo Souza.; COUTO, Edilece; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas Interfaces Científicas. Aracaju, V. 8, n. 3. p. 200-217. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777 Acesso em: 03 de out. de 2020.

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira and SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de Educação midiática, educomunicação e formação docente: parâmetros dos últimos 20 anos de pesquisas nas bases scielo e scopus. Educ. rev. [online]. 2018, vol. 34 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982018000100183&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 17 Set. 2020.

GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009.

GATTI, Bernadete, et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Edições Unesco, UNESCO, Brasília, 2019.

MAIA, Lucivaldo; SILVA, Maria das Graças. Sem alternância e diálogo entre saberes, o que revela o processo de escolarização, formação e projetos de vida de jovens da colônia? Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.12 – 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3068>. Acesso em: 28 de Set. 2020.

MARX, Karl. trad. Luis Claudio de Castro e Costa. A Ideologia Alemã. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1998-(Clássicos)

MÉSZÁROS, István. Para para além do capital: Rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123>. Acesso em: 17 Set. 2020.

MUNHOZ, Antônio Siemsen. Aprendizagem baseada em problemas. São Paulo: CENGAGE, 2018.

NASSIF, Vânia Maria Jorge; CORRÊA, Victor Silva; ROSSETTO, Dennys Eduardo. Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do covid-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 2, p. i-xii, 2020. Disponível em: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1880 Acesso em: 03 de out. de 2020.

NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educ. Pesqui. [online], vol.43, n.1, pp.66-80. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604145487>. Acesso em: 17 Set. 2020.

PRAZERES, M. S. Correa; BATISTA, I. G. Estado, políticas educacionais e tecnologias frente às demandas do capitalismo contemporâneo. Práxis Educacional, 15(32), 378-391. 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5060 Acesso em: 03 de out. de 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614 Acesso em: 03 de out. de 2020.

SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Cláudio Pinto. Reflexões sobre Políticas Públicas Educacionais para o Campo no contexto brasileiro. Editora Edufba : Salvador – Ba. 2020.

SANTOS, Arlete Ramos dos; CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira Cardoso; OLIVEIRA, Niltânia Brito. Os Impactos do PAR nos municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna (2013–2017). Revista Práxis Educacional, Dossiê Temático: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana, [S.l.], v. 13, n. 26, mar. 2018. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2823> Acesso em: 02 maio 2020.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: Seminário nacional de estudos e pesquisas sobre educação do campo, 2., 2013, São Carlos. Anais... São Carlos, (Jornada de Educação Especial No Campo, 4) 2013.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação.v.14, nº 40, jan/abr, p.143-155. 2009.

SHIROMA, Eneida ; EVANGELISTA, Olinda. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: Acesso em: 17 Set. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, n. 13, Jan- Abr/, p.11-28. 2010. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf Acesso em: 03 de out. de 2020.

VALENTE, Jonas. Brasil acumula mais de 4,4 milhões de casos e 135 mil mortes por covid 19. Agência Brasil EBC. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-09/brasil-acumula-44-milhoes-de-casos-e-135-mil-mortes-por-covid-19 Acesso em 25 Set. 2020.

ZANCHETTA JR., Juvenal. Estudos sobre recepção midiática e educação no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1455-1475, Dec. 2007 Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302007000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 Set. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400010.

Publié-e

2021-07-14

Comment citer

SANTOS, A. R. dos; VIEIRA, W. A. .; CRUZ, Q. M. da; SOUZA, M. S. Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 218–239, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665. Acesso em: 22 nov. 2024.