Pedagogia, matemática e estágio em docência: a experiência a partir de uma tríade formativa

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DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.169-191

Mots-clés :

Estágio em docência, Tríade Formativa, Ensino de Matemática

Résumé

A necessidade de pensar o lugar ou o não-lugar reservado à educação matemática, seja nos documentos legais, seja nos currículos, impulsiona cada vez mais pesquisadores a identificarem o porquê das defasagens, considerando que desde os primórdios da humanidade até a modernidade, a matemática é vista, num contexto nacional, como inflexível e causadora de traumas em crianças e adolescentes. Considerando este cenário, esta pesquisa objetiva socializar as experiências vivenciadas durante o estágio em docência em Ciências e Matemática, no doutorado em Educação, organizado a partir do conceito de tríade formativa no curso de Pedagogia. A metodologia utilizada é qualitativa, precedida de revisão bibliográfica, utilizando como método a investigação da própria prática na perspectiva de Ponte (2002), Lima e Nacarato (2009), tendo como interlocutores estudantes de Pedagogia e Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para viabilizá-la, enquanto o aporte teórico considera Zabalza (2014) para discutir estágio; as discussões sobre experiência foram ancoradas em Bondía (2002); Fiorentino e Lorenzato (2006) sobre educação matemática; o conceito de tríade formativa é utilizado a partir de Zanon (2003) e sobre formação de professores Tardif (2008), dentre outros, além dos documentos oficiais, Brasil (2002; 2006; 2015; 2017 e 2019) também foram incorporadas às análises. A pesquisa mostrou que as aprendizagens empreendidas, por meio dos diálogos, integram a constituição do ser docente, evidenciando o quão válido é a aproximação das escolas com a universidade pública. O contato dinâmico e flexível possibilita construir espaços de reflexão-ação-reflexão para qualificar as práticas pedagógicas, tanto das estudantes, dos docentes da educação básica, quanto dos docentes formadores.

Palavras chave: Estágio em docência. Tríade Formativa. Ensino de Matemática.

 

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Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Pedagogia, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, doutoranda em Educação em Ciências e Mtaemática ,na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC. Docente do curso de Pedagogia ,da Universidade Federal do Maranhão, pesquisa formação de professores que ensinam Matemática, Estágio em Docência e Ensino de Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamnetal.

Neuza Bertoni Pinto, REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Professora Titular aposentada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde atuou como docente nos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação, entre 2000 e 2016. Atualmente é Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM– REAMEC – UFMT, Vice Presidente e Pesquisadora do Ghemat Brasil e Pesquisadora do Ghemat Paraná. Realiza pesquisas na área de História da Educação Matemática, especialmente as relacionadas à formação de professores e saberes profissionais dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos escolares

Suzana Andréia Santos Coutinho, Secretaria Municipal de Educação-SEMED de São Luís-MA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Rede Municipal de Educação de São Luís- MA.

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Publié-e

2020-08-18

Comment citer

CRUZ, M. do C. A. da; PINTO, N. B.; COUTINHO, S. A. S. Pedagogia, matemática e estágio em docência: a experiência a partir de uma tríade formativa. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 169–191, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.169-191. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9108. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Rubrique

Estudos/Ensaios