ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304

Mots-clés :

Orientação Educacional, Educação profissional, Gestão escolar, CEETEPS

Résumé

A orientação educacional destinada às escolas de educação profissional está presumida nos documentos oficiais do Estado de São Paulo há quase um século, no entanto, seria disseminada em todo o território paulista somente a partir de 2014. O artigo tem por objetivo delinear a inserção destes profissionais, suas atribuições funcionais e os aspectos destacados de sua atuação, analisando a orientação educacional presente nas Escolas Técnicas Estaduais ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Baseado em estudos exploratórios, sobre os dados obtidos por meio de pesquisa documental e das experiências de autoria, identificaram-se os primeiros momentos da função, as dificuldades das escolas em obterem candidatos qualificados à função, os eixos de atuação fundamentais destes sujeitos, bem como outras considerações relevantes para uma reflexão sobre a prática e a gestão da educação profissional técnica de nível médio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutor e Mestre em Educação pela UNESP - Marília. Graduado em Música (UEL – Londrina). Professor na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. ORCID: 0000-0002-4612-4063. E-mail: pconst2@gmail.com

Marília Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutora em Engenharia (POLI – Universidade de São Paulo/USP). Mestre em Qualidade pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados (Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC SP). Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. ORCID: 0000-0003-0225-8155. E-mail: marilia.azevedo@fatec.sp.gov.br

Sérgio Eugenio Menino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutorando em Política Científica e Tecnológica no IGE/UNICAMP, Mestre em Tecnologia (CEETEPS). Graduado em Ciências Econômica (FAAP/SP). Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. ORCID: 0000-0001-8498-0808. E-mail: sergio.menino@cps.sp.gov.br

Publié-e

2020-08-07

Comment citer

CONSTANTINO, P. R. P.; AZEVEDO, M. M. de; MENINO, S. E. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 285–304, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9081. Acesso em: 17 juill. 2024.