Memórias e trajetórias da educação profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: a atuação da professora Márcia Regina de Oliveira Poletine
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13849Palavras-chave:
Memória e História, Centro Paula Souza, Gestão e administração escolar, Instituições escolares, Educação profissionalResumo
O texto propõe-se a rememorar a trajetória da professora Márcia Regina de Oliveira Poletine [1955-2021], que atuou durante quase três décadas no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS ou Centro Paula Souza], em diferentes funções pedagógicas e de administração escolar. Sua notável presença institucional se deveu pela abrangência, pela ética e o profissionalismo demonstrados no período: esteve à frente da supervisão educacional das escolas técnicas estaduais paulistas [Etecs] da região de Presidente Prudente e Marília entre os anos de 2008 e 2021, além de ter sido diretora de Etec por dois mandatos, coordenadora de área e professora desde 1977 no ensino técnico, nas antigas escolas técnicas agrícolas [ETAE]. Deixou uma contribuição ampla e variada para a educação profissional, o que se pretende registrar nestas linhas. Na perspectiva de registrar a memória e a história da educação profissional em São Paulo, o artigo ultrapassa a individualidade, para tomá-la como parte desta memória das instituições escolares. Divide-se em sintetizar os anos de formação profissional da professora Márcia, pontos relevantes de sua trajetória profissional no CEETEPS, além de inventariar toda a produção científica ligada a este percurso. O trabalho assentou-se em princípios metodológicos da História de Vida e da Biografia, mas também no desdobramento de uma pesquisa documental realizada entre os meses de maio e agosto de 2021. Para tal, recorremos às fontes contidas nos acervos escolares abertos, repositórios acadêmicos e no acervo pessoal cedido pela família.
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