Memórias e trajetórias da educação profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: a atuação da professora Márcia Regina de Oliveira Poletine
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13849Mots-clés :
Memória e História, Centro Paula Souza, Gestão e administração escolar, Instituições escolares, Educação profissionalRésumé
O texto propõe-se a rememorar a trajetória da professora Márcia Regina de Oliveira Poletine [1955-2021], que atuou durante quase três décadas no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS ou Centro Paula Souza], em diferentes funções pedagógicas e de administração escolar. Sua notável presença institucional se deveu pela abrangência, pela ética e o profissionalismo demonstrados no período: esteve à frente da supervisão educacional das escolas técnicas estaduais paulistas [Etecs] da região de Presidente Prudente e Marília entre os anos de 2008 e 2021, além de ter sido diretora de Etec por dois mandatos, coordenadora de área e professora desde 1977 no ensino técnico, nas antigas escolas técnicas agrícolas [ETAE]. Deixou uma contribuição ampla e variada para a educação profissional, o que se pretende registrar nestas linhas. Na perspectiva de registrar a memória e a história da educação profissional em São Paulo, o artigo ultrapassa a individualidade, para tomá-la como parte desta memória das instituições escolares. Divide-se em sintetizar os anos de formação profissional da professora Márcia, pontos relevantes de sua trajetória profissional no CEETEPS, além de inventariar toda a produção científica ligada a este percurso. O trabalho assentou-se em princípios metodológicos da História de Vida e da Biografia, mas também no desdobramento de uma pesquisa documental realizada entre os meses de maio e agosto de 2021. Para tal, recorremos às fontes contidas nos acervos escolares abertos, repositórios acadêmicos e no acervo pessoal cedido pela família.
Téléchargements
Références
ASSIS. Câmara Municipal. Moção nº 197/2013. Registra voto de congratulações e aplausos à professora Márcia Regina de Oliveira Poletine. Assis: Câmara Municipal de Assis/SP, 2013. Disponível em: https://sapl.camaraassis.sp.gov.br/pysc/download_materia_pysc?cod_materia=NjAxODA=&texto_original=1. Acesso em: 22 ago. 2021.
BELLOTO, H. L. Inventário dos acervos das escolas técnicas estaduais do Estado de São Paulo. In: MORAES, C. S. V.; ALVES, J. F. Contribuição à pesquisa do ensino técnico no Estado de São Paulo: inventário de fontes documentais. São Paulo: Centro Paula Souza, 2002. p.09-13.
CETEC. Banco de dados da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza [CETEC]. [Website]. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/bdcetec. Acesso em: 17 out. 2021.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Emprego dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um relato de experiências sistematizadas de blended learning. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância - UNESP Presidente Prudente, 2., 2013, Presidente Prudente. Anais - Trabalhos do Eixo EaD. Presidente Prudente: Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social – FCT/UNESP, 2013a. p.111-121.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Emprego dos ambientes virtuais de aprendizagem na educação profissional: um relato de experiências de blended learning. Revista Gestão & Saúde. Ed. especial 3. 2013b. p. 737-746. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309. Acesso em: 22 ago. 2021.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Experiências de gestão educacional e ação supervisora na elaboração e acompanhamento curricular dos cursos integrados ao ensino médio no Brasil. In: VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, 2013, Lisboa. Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. Lisboa: Instituto de Educação - Lisboa, 2013c. p.01-10.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Gestão da educação profissional: desvelando o papel do coordenador de curso no ensino técnico. In: VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, 2013, Lisboa. Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. 2013d. p.01-10.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional. In: V Congresso Brasileiro de Educação, 2015, Bauru. Anais do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação: pesquisa e formação de professores: políticas e programas, v.1. Bauru: FC/UNESP, 2015a. p.1308 – 1325.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. 'I'm dying to be a star': uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso Técnico em Canto em uma instituição pública de educação profissional In: X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2015b, São Paulo. Anais do X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, v.1. São Paulo: Unidade de Pós-Graduação, 2015b. p.174 – 183.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. “I’m dying to be a star”: uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso técnico em canto em uma instituição pública de educação profissional In: IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2016, Campinas. Anais do IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas: Unicamp/IA, 2016. p.20 – 27.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Ensino técnico na modalidade a distância: um retrato do atendimento e das políticas públicas para a educação profissional paulista. In: IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2017a, Presidente Prudente – SP. Anais do IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente: FCT, 2017a. p.594 – 601
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Ensino técnico na modalidade a distância: um retrato do atendimento e das políticas públicas para a educação profissional paulista. In: VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017b, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: Unesp/FC/Departamento de Educação, v.4, 2017b. p.1823 – 1830
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Ensino técnico na modalidade a distância: um retrato do atendimento e das políticas públicas para a educação profissional paulista. Revista Ibero-americana de estudos em Educação, v.12, p.1234 - 1242, 2017c. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10292/6683. Acesso em: 22 ago. 2021.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. “I’m dying to be a star”: uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso técnico em canto em uma instituição pública de educação profissional. Revista Ibero-americana de estudos em Educação, v.12, p.1649 - 1658, 2017d. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8393. Acesso em: 22 ago. 2021.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 44-58, jan./mar.,2018a. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8394/7143. Acesso em: 12 jun. 2021.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Envolvimento discente nas classes descentralizadas de escolas técnicas estaduais: um relato de projeto de supervisão educacional. Cadernos FUCAMP, Monte Alegre, v.17, p.138 - 145, 2018b.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Educação profissional em assentamentos rurais na região do Pontal do Paranapanema: a oferta pública de ensino técnico no Estado de São Paulo. Cadernos FUCAMP, Monte Alegre, v.18, p.77 - 86, 2019a.
CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.R.O. Educação Profissional em Assentamentos Rurais na Região do Pontal do Paranapanema: a oferta pública de ensino técnico no Estado de São Paulo In: VII Congresso Brasileiro de Educação - CBE Unesp, 2019b, Bauru. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: Faculdade de Ciências, 2019b. p.01-08.
CONSTANTINO, P.R.P.; PETEROSSI, H.G.; POLETINE, M. R. O. Educação profissional desempenhada em ambientes hospitalares: reflexões sobre as escolas estaduais paulistas e seus professores no ensino técnico em enfermagem. Artigo no prelo. 2021a.
CONSTANTINO, P.R.P.; PETEROSSI, H.G.; POLETINE, M. R. O. Mapeamento da educação profissional em Enfermagem: o cenário das escolas técnicas estaduais paulistas – 1998-2020. No prelo. Não publicado. 2021b.
CONSTANTINO, P.R.P.; POLETINE, M. R. O.; MATSUMOTO, T. Y. Formação a distância de coordenadores de curso: concepção de formação continuada no contexto da educação profissional. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações - 2015. v.1. Presidente Prudente: FCT/CPIDES, 2015. p.1119 – 1124.
CONSTANTINO, P.R.P; POLETINE, M. R. O.; OLIVEIRA, A. C. O. Residência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alterativa para a educação profissional. In: V Congresso Brasileiro de Educação, v.1, 2015a, Bauru. Anais do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação: pesquisa e formação de professores: políticas e programas. Bauru: FC/UNESP, 2015a. p.1719 – 1730.
CONSTANTINO, P.R.P; POLETINE, M. R. O.; OLIVEIRA, A. C. O. Residência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alternativa para a educação profissional pública no Estado de São Paulo In: IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos, 2015b, Buenos Aires. Anais - IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos. Buenos Aires: Faculdad de Ciencias Económicas - UBA, 2015b. p.01-12.
CONSTANTINO, P.R.P; POLETINE, M. R. O.; OLIVEIRA, A. C. O. Residência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alternativa para a educação profissional. In: X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2015c, São Paulo. Anais do X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza. São Paulo: Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - CEETEPS, 2015c. p.223-232.
CONSTANTINO, P.R.P; POLETINE, M. R. O.; OLIVEIRA, A. C. O. Residência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alternativa para a educação profissional pública no estado de São Paulo. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, p.832 - 844, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8392. Acesso em: 22 ago. 2021.
DOMINICÉ, P. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p.131-153.
FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GRAMSCI, A. Intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
INEP. Sinopse estatística da educação básica - 2020. Inep, 2021. Disponível em:http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_basica/sinopse_estatistica_educacao_basica_2020.zip. Acesso em: 24 fev. 2022.
LEAL; E. S.; POLETINE, M.R.O. Supervisão educacional em classes descentralizadas do interior de São Paulo: um relato de experiências de gestão escolar no contexto das atividades remotas. Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, v.1, n.6, p.76-84, 2021.
MAST. Museu de Astronomia e Ciências Afins. [Website]. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/mast . Acesso em: 12 jun. 2021.
MEC. Participação feminina cresce na educação profissional e mulheres se destacam no campo da pesquisa científica. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/participacao-feminina-cresce-na-educacao-profissional-e-mulheres-se-destacam-no-campo-da-pesquisa-cientifica. Acesso em: 24 fev. 2022.
MORAES, C.S.V.; ALVES, J. F. (Orgs). Contribuição à pesquisa do ensino técnico no Estado de São Paulo: inventário de fontes documentais. São Paulo: Centro Paula Souza, 2002. São Paulo: CEETEPS, 2001.
OLIVER, G. S.; FIGUERÔA, S. F.M. Ceres, as mulheres e o sertão: representações sobre o feminino e a agricultura brasileira na primeira metade do século XX. Cadernos Pagu [online], n. 29, p.365-397, 2007.
PACHECO, L. H. B. A. S.; POLETINE, M.R.O. Abordagens metodológicas dos profissionais da EJA. In: V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Anais... Campinas: Unicamp, 2015. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/snfee/index.php/snfee/article/view/46. Acesso em: 22 ago. 2021. p.01-10.
POLETINE, M.R.O. Memorial circunstanciado: processo de Eleição de Diretores das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. [Mimeo]. Assis: não publicado, 1998.
POLETINE, M.R.O. A questão disciplinar e seu sistema aplicativo: autonomia e submissão. In: ARAÚJO, A.M.; COVELLO, A.A. (Orgs.). Planejamento e gestão da educação profissional. v.1. São Paulo: CEETEPS, 2000. p. 63-74.
POLETINE, M.R.O. Gestão do currículo nas Etecs do Centro Paula Souza: a experiência do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio nas escolas técnicas da Região de Marília/SP. 2013. 58f. Monografia (Especialista no Curso para Gestão dos Sistemas Estaduais de Ensino) - Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
POLETINE, M.R.O. Ética na gestão do trabalho escolar: um ensaio sobre as atitudes e valores dos profissionais que atuam na educação profissional. In: SANT’ANNA, G.J. (Org.). Tarrafa pedagógica: o que experienciam nossos educadores. São Paulo: Editora Sucesso, 2013. p.189-202.
POLETINE, M. R. O.; CONSTANTINO, P.R.P. Experiências de ação supervisora na gestão curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Centro Paula Souza In: ARAÙJO, A.M.; DEMAI, F.M. (Orgs.). Currículo escolar em laboratório: a educação profissional e tecnológica.1 ed. São Paulo: Centro Paula Souza, 2019a, v.1, p. 240-249.
POLETINE, M. R. O.; CONSTANTINO, P.R.P. Experiências de supervisão educacional: organizando a formação docente continuada junto aos coordenadores pedagógicos de ensino médio e técnico. In: VII Congresso Brasileiro de Educação - CBE Unesp, 2019b, Bauru. Anais... Disponível em: https://hospeda.fc.unesp.br/cbeunesp/anais/index.php?t=RE2019031015960#. Acesso em: 22 ago. 2021.
POLETINE, M. R. O.; CONSTANTINO, P.R.P. Experiências de supervisão educacional: organizando a formação docente continuada junto aos coordenadores pedagógicos de ensino médio e técnico. Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, v.1, n.6, p.174-185, mai. 2021.
POLETINE, M. R. O.; CONSTANTINO, P.R.P. Implantação dos Cursos 'M-TEC' na Região de Marília/SP: perspectivas para o ensino técnico integrado ao ensino médio In: VII Congresso Brasileiro de Educação - CBE Unesp, 2019c, Bauru. Anais... Disponível em: https://hospeda.fc.unesp.br/cbeunesp/anais/index.php?t=TC2019032518960. Acesso em 22 ago.2021.
POLETINE, M. R. O.; CONSTANTINO, P.R.P. Implantação dos cursos ‘M-Tec’ na região de Marília/SP: perspectivas para o ensino técnico integrado ao ensino médio. Perspectiv@s, v.1, n.5, p.191 - 198, 2020.
POLETINE, M. R. O.; CONSTANTINO, P.R.P. Ação supervisora no planejamento escolar: diretrizes obtidas para a educação profissional de jovens e adultos. Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, v.1, n.3, p.173 - 180, 2018.
POLETINE, M.R.O; CONSTANTINO, P.R.P; MATSUMOTO, T.Y. Ação supervisora no planejamento escolar: diretrizes obtidas para a educação profissional de jovens e adultos. Linha Mestra, n.32, mai./ago., p.06 - 10, 2017.
POLETINE, M.R.O; CONSTANTINO, P.R.P; MATSUMOTO, T.Y. Ação supervisora no planejamento escolar: diretrizes obtidas para a educação profissional de jovens e adultos. Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, v.1, n.4, p.173 - 180, 2018.
POLETINE, M.R.O; FERREIRA, D.P. Educação profissional e o Centro Paula Souza: entrevista com Márcia Poletine. Revista Estudos, Marília, v.14, p.11-16, 2010. Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/estudos/article/view/821/470. Acesso em: 12 mai. 2021.
POLETINE, M.R.O; MATSUMOTO, T.Y. Formação continuada para novos diretores de escolas técnicas. In: Anais do I SEMTEC. 2014. Disponível em: http://www.simposio.cpscetec.com.br/anais/ISBN_978-85-99697-38-2-2014.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021. p.231-235
POLETINE, M.R.O; MATSUMOTO, T.Y. Ética na gestão escolar: um ensaio sobre atitudes e valores dos profissionais que atuam na educação profissional. In: SIMPÓSIO DOS ENSINOS MÉDIO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, Anais... n.2, 2015, São Paulo, São Paulo: CPS, 2015. p. 436-442.
POLETINE, M.R.O; MATSUMOTO, T.Y. Ensino técnico em agropecuária: uma análise da oferta de educação pública no Estado de São Paulo. In: SIMPÓSIO DOS ENSINOS MÉDIO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, Anais... n.3, 2016, São Paulo, São Paulo: CPS, 2016.
POLETINE, M.R.O; MATSUMOTO, T.Y. Supervisão escolar e o planejamento nas Etecs: diretrizes obtidas para a gestão da educação profissional. In: SIMPÓSIO DOS ENSINOS MÉDIO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, Anais... n.4,2017, São Paulo, São Paulo: CPS, 2017. p.347-351.
RIBEIRO, S. L.S. Por uma história da educação profissional. In: CARVALHO, M. L. M. (Org.). Cultura, Saberes e Práticas: memórias e história da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2011. p.321-336.
SOUSA, C.P. Fragmentos de histórias de vida e de formação de professoras paulistas: rupturas e acomodações. In: SOUSA, C.P. (Org.). História da Educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.