EM DEFESA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos em tempos de pandemia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169

Mots-clés :

Educação, TIC, Pandemia

Résumé

Este artigo objetiva problematizar algumas medidas emergenciais adotadas na educação básica durante a crise global do COVID-19. Dizem respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), excepcionalmente, como ferramentas que possibilitam o ensino a distância e visam minimizar os impactos imediatos do fechamento das escolas. Compreende a integração das TIC, como televisão, mídia impressa e mídia digital, oportuna e pertinente para o momento incerto, visando garantir acesso à educação ao maior número de estudantes. Essas medidas favorecem, principalmente, aqueles alunos que não possuem internet em suas residências. Em continuidade, apresenta a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados como possível contribuição relevante aos esforços de desenvolvimento de uma “revolução digital inclusiva” pós-pandemia nas escolas. Essa metodologia aparece como potencialmente capaz de propiciar processos educativos relacionais entre ambientes formais e informais, com foco na interação, no diálogo e na pesquisa, por meio da utilização crítica das TIC no ensino e aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Educação pela Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal
do Espírito Santo (UFES); Professor da Faculdade de Educação da UFJF; Pesquisador
vinculado aos grupos EDUCCO; LaboMídia e GEFLIC.. ORCID: 0000-0002-1097-738X.
E-mail: galdinorodrigues@yahoo.com.br

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professora do programa de Pós-graduação em Educação (UFJF); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação
Pública e da UAB (UFJF); Líder do grupo EDUCCO. ORCID: 0000-0003-0703-399. E-mail: mborges.eliane@gmail.com

Ricardo Ducatti Colpas, Universidade Federal de São João Del-Rei

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Professor do
Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde UFSJ; Líder do grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Práticas Pedagógicas em Educação Física. ORCID: 0000-0001-7116-4481. E-mail: ricardo@ufsj.edu.br

Publié-e

2020-08-07

Comment citer

SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M.; COLPAS, R. D. EM DEFESA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos em tempos de pandemia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146–169, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8883. Acesso em: 23 nov. 2024.