A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134

Mots-clés :

Leitura, Formação, Prática em sala de aula

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Pedagoga pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna/FESPI, Mestrado em Educação pela UFBA/UESC, Doutorado em Educação pela UFSCar/ São Paulo. Atua na Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, na pesquisa, ensino e extensão, nas áreas: formação de professores, alfabetização e prática pedagógica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0026-5266                                                                                                                     E-mail: melizabetesc@gmail.com

Jamile Barros Andrade, Universidade Estadual Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação Formação de Professores da Educação Básica/PPGE - Mestrado Profissional em Educação/UESC. Especialista em Psicopedagogia, Coordenadora Pedagógica da Escola CAIC Jorge Amado em Itabuna/BA. Atua na formação de professores/e na alfabetização. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1544-5232. E-mail: jamile.pab@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2018-08-16

Comment citer

COUTO, M. E. S.; ANDRADE, J. B. A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 106–134, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Estudos/Ensaios