Reflexões sobre as pedagogias cisheteronormativas e seus efeitos em sujeitos LGBTQIAPN+ na escola

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DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.19382

Mots-clés :

Desobediência de Gênero, Instituição escolar, Pedagogias Cisheteronormativas, População LGBTQIAPN+, Sexualidades em dissidência

Résumé

O objetivo deste trabalho é refletir sobre os efeitos das pedagogias cisheteronormativas na escola, bem como apontar, de maneira breve, algumas de suas consequências para a população LGBTQIAPN+ nesse contexto, pautado em uma norma classista, patriarcal, branca e cisheterossexista, que, velada ou explicitamente, define o sujeito “padrão”, o modelo imagético do sujeito dentro dessas estruturas. Como consequência dessa conjuntura opressora, instaura-se uma democracia seletiva, que legitima a cidadania apenas para aqueles que se inserem na lógica do “humano universal”. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e levantamos os dados por meio do cruzamento de palavras-chave, a saber: cisheteronormatividade e escola, LGBTQIAPN+fobia e escola, diversidade sexual e escola, pedagogias cisheteronormativas e escola. Apontamos, assim, a urgência e emergência da (trans)gressão desse modelo de pedagogia cisheterossexista, visando o desenvolvimento de uma educação qualificada e segura para todas as pessoas.

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Hárllen Éric Benevides de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Douglas Lima Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Staela Rodrigues Porto dos Santos , Universidade do Estado da Bahia

Mestranda pelo (Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, da Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB) e da Pós-graduação em Ensino Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB); Líder do VIVAs, Grupo de Estudos e Pesquisas Feministas (UESB).

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Publié-e

2024-12-02

Comment citer

CASTRO, H. Éric B. de; RODRIGUES, D. L.; SANTOS , S. R. P. dos; CUNHA, A. L. S. Reflexões sobre as pedagogias cisheteronormativas e seus efeitos em sujeitos LGBTQIAPN+ na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. 00, p. e024021, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9i00.19382. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19382. Acesso em: 19 déc. 2024.