Formação de professores polivalentes em cursos de Pedagogia
O que diz o currículo prescrito?
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.19071Mots-clés :
Formação de Professores Polivalentes, Curso de Pedagogia, Currículo, LicenciaturaRésumé
O texto em tela se construiu com o objetivo de analisar, a partir da dimensão curricular oficial (o currículo prescrito), como está situada a formação de professores polivalentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, ancorou-se na análise documental como técnica de produção de dados considerando três dimensões: a) Carga horária total e específica para a Formação de Professores Polivalentes; b) Componentes curriculares direcionados à formação de professores polivalentes para atuação no ensino das disciplinas do currículo escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e c) Conteúdos curriculares para a formação de professores polivalentes. Em conclusão, pode-se inferir que os conteúdos curriculares textualizados nas ementas das disciplinas concebidas para a formação de professores polivalentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em ambas as instituições de ensino superior, demonstram uma notável aproximação e atenção à particularidade do conhecimento da área disciplinar em que se inserem, contribuindo para a sua reflexão sob a ótica pedagógica. Contudo, é de opinião que tais conteúdos curriculares se revelam insuficientes em relação aos processos formativos, devido ao escasso período de tempo disponível para o estudo.
Téléchargements
Références
BRASIL. Decreto Lei n. 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 7929, 1939. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 05 out. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, p. 64, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE, 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Decreto n.º 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 7, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 19 out. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02, de 1 de julho 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=resolu%5Cu00e7%5Cu00e3o. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE, 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em 28 maio 2020.
CRUZ, G. B. Da história do Curso de Pedagogia e a formação do pedagogo no Brasil. O Curso de Pedagogia no Brasil na visão de Pedagogos Primordiais. 2008. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2008.
CRUZ, S. P. S. RAMOS, N. B.; SILVA, K. A. C. P. C. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1186–1204, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8645863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645863. Acesso em: 25 jul. 2021.
LIBÂNEO, J. C. A Pedagogia em Questão: Entrevista com José Carlos Libâneo. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 11-33, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68410102.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
LIBÂNEO, J. C. et al. Entrevista com o professor José Carlos Libâneo - o curso de pedagogia no balanço das políticas educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, p. 624-636, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250. Acesso em: 15 jul. 2023.
MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 1028-1049, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.10975. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10975/7497. Acesso em: 21 out. 2022.
MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. Formação Inicial do Pedagogo para Espaços Escolares e Não Escolares: um estudo curricular. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 97–122, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25719. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25719. Acesso em: 21 out. 2022.
MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A.; SANTOS, J. M. C. T. O Curso de Pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 561-588, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i34.5447. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5447. Acesso em: 21 out. 2022.
MEDEIROS, E. A.; DIAS, A. M. I.; OLINDA, E. M. B. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: uma leitura histórica e político-legal. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, e020006, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8893. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8893. Acesso em: 16 out. 2023.
NASCIMENTO, A. A. B. Formação de professores polivalentes: um estudo sobre percepções de docentes de escolas públicas no município de Mossoró – RN. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2023.
NASCIMENTO, A. A. B.; MEDEIROS, E. A.; SANTOS, J. M. C. T. O curso de pedagogia no Brasil: uma leitura curricular e histórica (1939 – 2019). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS..., 11., 2022, Rio de Janeiro, Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2022. p. 1375-138. Disponível em: https://seminarioredes.com.br/. Acesso em: 21 out. 2022.
PIMENTA, S. G. et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, 2017. DOI: 10.1590/S1517-9702201701152815. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xXzHWK8BkwCvTQSy9tc6MKb/. Acesso em: 21 out. 2022.
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo?. In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. DOI: 10.1590/S1413-24782009000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/. Acesso em: 21 out. 2022.
SCHEIBE, L. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 43-62, 2007. DOI: 10.1590/S0100-15742007000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/cCY6yjvfhYPKWNbFMMmL3Pm/. Acesso em: 21 out. 2022.
SOKOLOWSKI, M. T. História do curso de pedagogia no Brasil. Comunicações, Piracicaba, ano 20, n. 1, p. 81-97, 2013. DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n1p81-97 Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1110. Acesso em: 21 out. 2022.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Mossoró, 2012. 196 p.Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicoscentral/arquivos/4226ppc_pedagogia_reformulado_abril_2013.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SIMI-ÁRIDO (UFERSA). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Angicos, 2016. 146 p. Disponível em: https://pedagogiaangicos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/131/2018/06/PPC_Licenciatura-em-Pedagogia_Angicos.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA). Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa, n. 12/2023. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Mossoró, 2023. Documento digitalizado.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Antonio Anderson Brito do Nascimento, Emerson Augusto de Medeiros (Autor) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.