Ser mulher e surda em um curso de nível superior

Audismo e gênero em debate

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18680

Mots-clés :

Interseccionalidade, Gênero, Audismo, Surdez, Educação Superior

Résumé

As manifestações de violência auditiva e de gênero, que se configuram como formas de opressão contra mulheres surdas, são o foco de análise na presente pesquisa. O estudo investiga o discurso de uma acadêmica surda matriculada em um curso de graduação em uma Universidade Pública Federal, visando coletar, por meio de sua comunicação gestual, as representações dessas violências em sua construção de subjetividade. As análises foram abordadas por intermédio dos pressupostos foucaultianos. Constatou-se que a intersecção entre violências de gênero e audismo são algumas das possibilidades de formação de identidade da acadêmica surda. Sua subjetividade está submersa em ações que colocam a audição como referencial de sucesso, comportamento padrão e desejo de uma sociedade oralizada, entretanto, ao dizer sobre si: “o que eu mais uso é a Libras”, encontramos práticas de resistência surda em meio a este aparato coercitivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Carlos Roberto de O. Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Mestre em Educação (2021) pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Références

ALBRES, Neiva de Aquino. História da Língua Brasileira de Sinais em Campo Grande – MS. Revista Arara Azul, Petrópolis, p. 1-11, 2005. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/pdf/artigo15.pdf. Acesso em: 07 dez. 2023.

BARROS, Manoel de. Poemas Rupestres. 2 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

FEBRAPILS. Código de conduta e ética. Primeira alteração aprovada em assembleia geral ordinária no dia 13 de abril de 2014. Disponível em: https://febrapils.org.br/publicacoes/manuais/. Acesso em: 08 jun. 2023.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

FURLIN, Neiva. Sujeito e agência no pensamento de Judith Butler: contribuições para a teoria social. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 395-403, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5216/sec.v16i2.32198. Acesso em: 03 jun. 2023.

HUMPHRIES, Tom. Communicating across cultures (deaf-hearing) and language learning. 1977, 108 f. Tese (Doctor of Philosophy) – Union Graduate School, The Union Institute e Universidades, Ohio, ProQuest Dissertations and Theses. 1977. [Tese não publicada].

KURASHIGE, Keith Diego. Marcas do desejo: um estudo sobre os critérios de “raça” na seleção de parceiros em relações homoeróticas masculinas criadas online na cidade de São Carlos. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6768. Acesso em: 08 jun. 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 7-42.

MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/49548. Acesso em: 08 jun. 2023.

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade E Cultura, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 263-274, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5247. Acesso em: 07 jun. 2023.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. MATTOS, Leila Couto. Na presença da outra, o encontro comigo: da história da educação de surdos à história de nossas vidas. Campo dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Publié-e

2023-12-30

Comment citer

LIMA, C. R. de O. Ser mulher e surda em um curso de nível superior: Audismo e gênero em debate. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.18680. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/18680. Acesso em: 22 nov. 2024.