Perspectiva educacional sob a ótica dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

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DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18015

Mots-clés :

Adolescente, Liberdade Assistida, Medida Socioeducativa, Direito à educação

Résumé

O cumprimento de medida socioeducativa tem, essencialmente, um caráter educativo, na medida em que procura estabelecer um instrumento de controle e segurança social, e, ao mesmo tempo, oportunizar ao adolescente a vivência de novos valores e atitudes, de forma que seja estabelecido um projeto para sua vida. Em vista disso, o estudo visa analisar a perspectiva da educação sob a ótica de jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Os dados foram coletados, com jovens que cumprem medida de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Os relatos demonstram que os jovens entrevistados desconhecem seu direito à educação, mas anseiam por um processo educativo que promova diálogo e respeito, livre de preconceitos e estigmas no qual são submetidos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Miriam Estela Cardoso Dedoja , Coordenadoria de Serviço Social da Fundação Social do Trabalho

Experiência na área de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

Gesilane de O. Maciel José, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos - GPEDH/IFMS. Desenvolve pesquisas na área de educação em prisões, diversidade e inclusão e trabalho docente.

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Publié-e

2023-12-20

Comment citer

DEDOJA , M. E. C.; JOSÉ, G. de O. M. Perspectiva educacional sob a ótica dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.18015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/18015. Acesso em: 23 déc. 2024.