Relato de experiência de ensino na pós-graduação em educação: relações étnico-raciais, educação e dinâmica social no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.15068

Mots-clés :

Ethnic-racial relations. Teaching experience. Postgraduate studies in Education.

Résumé

Neste artigo relatamos nossa experiência como docentes de uma disciplina desenvolvida no âmbito da Pós-graduação em Educação, que passou da modalidade presencial para o ensino remoto no contexto da COVID-19. O objetivo é refletir sobre a relevância da temática abordada, as características da experiência formativa e os principais enfrentamentos nossos e dos estudantes. O cenário de legitimação teórico está assentado em autores da área educacional e de pesquisadores que focalizam nos estudos sobre relações étnico-raciais no Brasil. Os dados foram colhidos por meio de um questionário aplicado aos estudantes que cursaram a disciplina e por comentários que eles publicaram no fórum Ibero-Americano de Educação, Geografia e Sociedade (GEOFORO). Os resultados podem ser considerados sob dois eixos. O primeiro refere-se as dificuldades que os estudantes tiveram com as produções escritas e o curto prazo para suas finalizações. O segundo eixo aponta para o reconhecimento unânime, sobre a necessidade de ampliar a oferta de disciplinas voltadas para a discussão das relações étnico-raciais em programas brasileiros de pós-graduação em Educação. Tal aspecto está ligado a ampliação dos repertórios dos estudantes e a ressignificação de noções e conceitos inerentes a tal temática nas práticas escolares e sociais dos envolvidos.

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Sérgio Souza, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Pós-doutorando em Educação no Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FFCLRP – USP). Professor Adjunto no Departamento de Ciências Sociais, junto a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus Porto Velho, também atua como Professor do Programa de Mestrado em História da Amazônia - Campus Porto Velho. É pesquisador associado do Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diversidade (LEAD) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE), grupo de trabalho de Araraquara. Foi fundador-coordenador do Catavento: Redes e Territórios de Culturas e Identidades, grupo de estudos do CLADIN/LEAD/NUPE. Brasil.

Andrea Lastoria, Universidade de São Paulo

Livre Docente em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FFCLRP – USP). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FFCLRP – USP). Líder do Grupo de Estudos da Localidade – ELO (FFCLRP - USP). Membro diretor do Fórum Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade - Geoforo. Representante do Brasil no Comitê de Educação do Instituto Panamericano de Geografia e História – IPGH. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Didática da Geografia – REDLADGEO. Brasil.

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Publié-e

2022-10-28

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SOUZA, S.; LASTORIA, A. Relato de experiência de ensino na pós-graduação em educação: relações étnico-raciais, educação e dinâmica social no Brasil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.15068. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15068. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Enlace Entre Movimentos Sociais, Educação e Tecnologias