Educação sonora em processo formativo com professores de ciências

indagação sobre ruídos e a música

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201

Mots-clés :

Pesquisa-ação, Educação Sonora, Física do Som, Música, Análise Textual Discursiva

Résumé

O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Luis Swarowsky, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Educação em Ciências (FURG). Grupo de Pesquisa CIEFI. E-mail: rswarowsky@furg.br.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG). Grupo de Pesquisa CIEFI. E-mail: valmirheckler@gmail.com.

Hebert Elias Lobo Sosa, Universidad de Los Andes

Doutor em Educação. Professor Titular Aposentado da Universidad de Los Andes (ULA). Professor visitante vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da FURG; Grupo de Pesquisa CIEFI-Brasil; Grupo de Investigacion GRINCEF - Venezuela. E-mail: helobos.brasil@gmail.com.

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Publié-e

2021-07-14

Comment citer

SWAROWSKY, R. L.; HECKLER, V.; SOSA, H. E. L. Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 20–37, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201. Acesso em: 17 juill. 2024.

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Rubrique

Dossiê Temático