Educação sonora em processo formativo com professores de ciências

indagação sobre ruídos e a música

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201

Palabras clave:

Pesquisa-ação, Educação Sonora, Física do Som, Música, Análise Textual Discursiva

Resumen

O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Luis Swarowsky, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Educação em Ciências (FURG). Grupo de Pesquisa CIEFI. E-mail: rswarowsky@furg.br.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG). Grupo de Pesquisa CIEFI. E-mail: valmirheckler@gmail.com.

Hebert Elias Lobo Sosa, Universidad de Los Andes

Doutor em Educação. Professor Titular Aposentado da Universidad de Los Andes (ULA). Professor visitante vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da FURG; Grupo de Pesquisa CIEFI-Brasil; Grupo de Investigacion GRINCEF - Venezuela. E-mail: helobos.brasil@gmail.com.

Citas

BASTOS, P. W.; MATTOS, C. R. Física para uma saúde auditiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. 1-29, 12 fev. 2011. DOI ISSN 1806-5104. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3993. Acesso em: 12 mar. 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa fenomenológica: interrogação, descrição e modalidades de análises. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, p. 53-77, 2011.

BORGES, A. T.; RODRIGUES, B. A. O ensino da física do som baseado em investigações. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 7, n. 2, p. 61-84, 2005.

FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.

GODOY A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, 1995.

GOMES, Isadora Dias. et al. O social e o cultural na perspectiva Histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas. Psicologia em revista, v. 22, n. 3, p.814-831, 2016.

GOTO, Mario. Física e música em consonância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, 2307, 2009.

HECKLER, V. Experimentação em ciências na EAD: indagação online com os professores em AVA. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências-Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, 2014.

LIMA, Wenderson Santos; SANTANA, Leandro Sipriano; MARX, Barbara Salla. Subjetividade e emoção na música: a cultura e o afeto relacional. Revista Dialogando. Revista Científica / Revista de Ciências Sociais da UFPE, Recife, PE, v. 2, n. 1, p. 206-220, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/idealogando/article/view/237499. Acesso em: 10 jan. 2020.

MEDEIROS, M. L. L. S. Educação Sonora e Ensino Musical: uma proposta de repertório para crianças. Dissertação de Mestrado em Artes, Universidade estadual de Campinas. Campinas - São Paulo, 1997.

MENINI, T. A. O Século dos Sons: do coletivo sinfônico ao sintetizador massificado. Trabalho de conclusão do curso Comunicação Social. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora - Minas Gerais, 2011.

MONTEIRO, Júnior, Francisco N. Educação Sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. Tese (Doutorada), Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Revista e Ampliada: Editora UNIJUÍ; Brasil: Ijuí, 2016.

PRECINOTT, F. Educação Sonora na Escola Básica: proposta e reflexão. Artigo. Programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES. Universidade Estadual Paulista - UNESP. São Paulo, 2016.

RUI, L. R.; e Steffani, M. H. Física: Som e Audição Humana. Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís, Maranhão, Brasil, 2007.

SANTOS, B. N. C.; ROCHA, E. S. Escutar e sentir: educação sonora e sociedade. In: XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical-Isme. Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2017.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. Tradução de Marisa T. O. Fonterrada, Magda R. G. Silva e Maria Lúcia Pascoal, São Paulo: Editora UNESP. 1991.

__________. The soundscape: Our sonic environment and the tuning of the world. Simon and Schuster, 1994.

__________. A Afinação do Mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução Marisa Trench Fonterrada, São Paulo: Editora UNESP, 1997.

SCHAEFFER, P. Traité des objects musicaux: essai interdisciplines. Paris: Éditions du Seuil, 1966.

SILVA, M. A. A e LEONIDO, L. O ensino de Música e sua relação com a paisagem sonora como instrumento na construção de uma audição inteligente. European reiew of artistic studies v. 11, n. 1, p. 48-56, 2020.

SILVA, Willian Rubira da; HECKLER, Valmir. Comunidade de Indagação Online com Professores: Ferramentas e princípios. Revista Árete, v.11, n.24, 2018.

WELLS, Gordon. Indagación Dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2001.

WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. Editora Companhia das Letras, 1989.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

SWAROWSKY, R. L.; HECKLER, V.; SOSA, H. E. L. Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 20–37, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático