Educação a distância no ensino médio
entre a estrutura e o acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13020Palabras clave:
Educação a Distância, Política Pública, Tecnologias Educacionais, Reforma, Ensino MédioResumen
Como parte de tese de doutoramento em Políticas Educacionais, desenvolvida na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC), este trabalho tem como objetivo questionar a presença da Educação a Distância (EaD) na Reforma do Ensino Médio, como parte de receituário falacioso, que atende uma perspectiva de mercado e não a necessidade e realidade da Educação Básica. Para tanto, utilizando um percurso historicista, a EaD é apresentada como resultado histórico-social do trabalho humano no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, que consequentemente chegam à escola. O Ensino Médio é abordado também em sua essência como fase estratégica e fundamental da formação, o que não corresponde ao reducionismo dos itinerários formativos propostos. A análise de aspectos da Lei nº13.415/2017 e Resolução nº3/2018, apontam para a abertura e exploração mercadológica, da modalidade e da etapa.
Descargas
Citas
BERTOLDO, Haroldo L.; MILL, Daniel. Tecnologia. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 596-605.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 20 dez. 1996b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 6 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 010172 ,de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF, 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2 006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 6 nov. 2017.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Seção 1. Brasília, DF, 26 maio 2017b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9 057.htm. Acesso em: 26 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 10 de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF, 17 fev. 2017a. Disponível em: http://www.p lanalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: etapa ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2017c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php ?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&categor y_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jan. 2019.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União: Seção 1, p. 21. Brasília, DF, 22 nov. 2018c. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asse t_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 5 de mai. 2019.
BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2020.
BASSO, Silvia Eliane de Oliveira. Educação a Distância no Ensino Médio: Política educacional, tecnologia e a essência humana do trabalho em Gramsci. Orientadora: Prof. Dra. Maria Luisa Furlan Costa. 2021. 165f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, 2021.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
COSTA, Maria Luisa Furlan. Políticas Públicas para o Ensino Superior a Distância e a Implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Paraná. Orientadora: Maria Teresa Miceli Kerbauy. 2010.184 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Araraquara, 2010.
COSTA, Maria Luisa Furlan; KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; SCHLUNZEN JUNIOR, Klaus; VIDAL, Eloisa Maia. Políticas públicas de Educação a Distância e o sistema universidade aberta do Brasil nas universidades estaduais. Tics & Ead em foco, São Luís, v. 1, p. 61-75, 2015. Disponível em: https://www.uemanet[...uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/issue/view/1/pdf_1. Acesso em: 20 ago. 2021.
DIAS SOBRINHO, José. Cambios y reformas en la educación superior. In: TÜNNERMANN BERNHEIM, Carlos. La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años después de la Conferencia Mundial de 1998. Cali: Iesalc-Unesco, PUJ, 2008. p. 95-140p.?inicia-final do material lido. Disponível em: http://unescoeducacionsuperior.uprrp.edu/wp-content/uploads/2011/11/C.-Tunnermann-2008-La-educaci%C3%B3n-superior-en-America-Latina-y-el-Caribe-diez-anos-despu%C3%A9s-de-la-Conferencia-Mundial-de-1998.pdf. Acesso em: 04 dez. 2017.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015, v.1
HELLER, Agnes. O Homem do Renascimento. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 1982.
MARI, Cezar Luiz de. “Sociedade do Conhecimento” e Educação Superior na década de 1990: O Banco Mundial e a produção do desejo irrealizável de Midas. Orientadora: Profª. Drª. Olinda Evangelista. 2006. 265 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/88827/225653.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 out, 2021.
MOREIRA, José Antonio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020. V. 20 p. 1-35. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 20 ago. 2020.
NITAHARA, Akemi. Acesso a nível superior no Brasil é abaixo dos padrões internacionais. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-11/acesso-nivel-superior-no-brasil-e-muito-abaixo-dos-padroes-internacionais. Acesso em: 02 out. 2021.
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: à luz do pensamento de Gramsci. Campinas, SP: Alínea, 2016.
PORTANTIERO, Juan Carlos. Gramsci y el análisis de coyuntura (algunas notas). Revista Mexicana de Sociología, Vol. 41, No. 1, (Jan. – Mar.,1979), pp. 59¬73. Disponível em: ideresdeizquierdaprd.files.wordpress.com/2016/01/gramsci-y-el-anc3a1lisis-de-coyuntura-algunas-notas-_-marx-desde-cero.pdf. Acesso em 05 out. 2021.
SARAIVA EDUCAÇÃO. Confira como e por que oferecer ensino técnico em sua IES. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/ensino-tecnico/. Acesso em: 25 set. 2021.
SANTOS NETO, Vicente Batista dos; SILVA, Terezinha Severino da; BORGES, Maria Célia. Educação a distância e agenda neoliberal - o caso da privatização da educação na formação de professores a distância em Minas Gerais. Anais. XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD. Disponível em: https://esud2018.ufrn.br/wp-content/uploads/187972_1_ok.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.
SIMÃO NETO, Antonio. As cinco ondas da informática educacional. Disponível em: https://umuarama.ifpr.edu.br/wpontent/uploads/2012/04/As_Cinco_Ondas_da_Informatica_Educacional.pdf. Acesso em: 5 out. 2021
SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00867.pdf. Acesso em: 4 abr. 2019.
WOLTON, Dominique. Sobrevivir a internet. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.