A matemática diante da possibilidade do ensino remoto: uma discussão curricular

Palavras-chave: Ensino de matemática, Currículo, Pandemia, Ensino Remoto.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo colaborar nas discussões curriculares para o ensino de matemática evocando as teorias críticas e pós-modernas como forma de questionamento das tradições de conteúdo e metodologias. Considera-se a atualidade da pandemia mundial provocada pelo vírus COVID-19 e os poucos ou inexistentes debates para a construção da Base Nacional Comum Curricular e a  Reforma do Ensino Médio, que no momento colocam em xeque o êxito das propostas diante da fragilidade dos sistemas educacionais públicos no que concerne às ferramentas e conhecimentos para aulas e ensino remoto. Apresenta-se, outrossim, atividade remota no ensino de matemática como forma de ilustrar possibilidades.

 

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Biografia do Autor

Silvia Eliane de Oliveira Basso, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação,  Universidade Estadual de Maringá  - UEM (2005). Especialista em História do Mundo Contemporâneo, Universidade Paranaense – UNIPAR (2003). Graduada em Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá  - UEM (2013). Graduada em História, Universidade Paranaense  - UNIPAR (1993). Professora de História e História da Educação no IFPR, campus Umuarama/PR.

Netúlio Alarcon Fioratti, Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Engenheiro Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2005), Mestre pela mesma instituição (2008). Atualmente é Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus de Umuarama-PR e Coordenador do curso Técnico em Edificações integrado ao ensino médio. Foi coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP (UniToledo) em Araçatuba-SP. Além da experiência em docência no Ensino Técnico e Superior de disciplinas na área de Estruturas, Materiais de Construção Civil e Gerenciamento de Obras Civis, tem experiência na atuação direta da Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, Fiscalização e Gerenciamento de Obras Públicas, Administração de Convênios e Contratos de Repasse, Construção Civil Direta e Elaboração de Projetos Estruturais.
Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora adjunta do Departamento de Fundamentos e Práticas da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara), Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

 

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Publicado
2020-08-18
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Como Citar
Basso, S. E. de O., Fioratti, N. A., & Costa, M. L. F. (2020). A matemática diante da possibilidade do ensino remoto: uma discussão curricular. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(2), 192-213. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.192-213
Seção
Estudos/Ensaios