Educação a distância no ensino médio

entre a estrutura e o acontecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13020

Palavras-chave:

Educação a Distância, Política Pública, Tecnologias Educacionais, Reforma, Ensino Médio

Resumo

Como parte de tese de doutoramento em Políticas Educacionais, desenvolvida na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC), este trabalho tem como objetivo questionar a presença da Educação a Distância (EaD) na Reforma do Ensino Médio, como parte de receituário falacioso, que atende uma perspectiva de mercado e não a necessidade e realidade da Educação Básica. Para tanto, utilizando um percurso historicista, a EaD é apresentada como resultado histórico-social do trabalho humano no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, que consequentemente chegam à escola. O Ensino Médio é abordado também em sua essência como fase estratégica e fundamental da formação, o que não corresponde ao reducionismo dos itinerários formativos propostos. A análise de aspectos da Lei nº13.415/2017 e Resolução nº3/2018, apontam para a abertura e exploração mercadológica, da modalidade e da etapa.

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Biografia do Autor

Silvia Eliane de Oliveira Basso, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação (UEM). Professora de História e História da Educação (IFPR). Brasil. E-mail: silviabasso_2005@hotmail.com.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UNESP). Professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Brasil. E-mail: luisafurlancosta@gmail.com.

Renata Oliveira Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Ciências Sociais (UEM). Universidade Estadual de Maringá (UEM). Brasil. E-mail: re.mga@hotmail.com

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

BASSO, S. E. de O.; COSTA, M. L. F. .; SANTOS, R. O. . Educação a distância no ensino médio: entre a estrutura e o acontecimento. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, p. 154–170, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13020. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Estudos/Ensaios

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