Preparation of the Entrepreneurial Education Program

Case study in a Municipal School in the city of Teófilo Otoni/MG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17312

Keywords:

Education, Teaching, Entrepreneurship, Entrepreneurial Pedagogy

Abstract

Entrepreneurship and innovation are fundamental to the development of society, as they contribute positively to providing opportunities for young people. This research aimed to evaluate the entrepreneurial actions developed by the Irmã Maria Amália Municipal School in Teófilo Otoni-MG and develop an entrepreneurial education program. Investing in your business has become a common way out of the growing global trend of informal jobs. In this sense, school education plays an important role in the dissemination of entrepreneurial techniques. Although the school has carried out specific actions with entrepreneurial characteristics as an extracurricular activity, "Entrepreneurship" is not included in its School Regime and Political Pedagogical Project as content to be worked on in regular education. Based on the results found, an entrepreneurial education program was designed for the municipal network of Teófilo Otoni/MG.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bethânia Maria Gonçalves Klier, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre, Programa de Pós-Graduação Administração Pública.

Andreia Teixeira de Oliveira Santos, Faculdade ALFAUNIPAC

Professora Adjunta, Departamento de Educação e Saúde.

Ciro Meneses Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto IV, Programa de Pós-Graduação Administração Pública.

References

ALVES, A.; KLAUS, V.; LAUREIRO, C. B. Do Sonho à Realização: Pedagogia Empreendedora, Empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educ. Pesquisa, [S. l.], v 47, e226115, 2021.

BAGGIO, A. F; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: conceitos e definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 25-38, 2014.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 dez. 2023.

CASAQUI, V. Concepções e significados do empreendedorismo social no Brasil e em Portugal: crise, performance e bem comum. Observatorio (OBS*) Journal, Lisboa, v. 8, n. 2, p. 067-082, 2014.

CHAVES, M. R. R. M. Empreendedorismo na escola: a emergência de um outro paradigma na educação/formação. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em sociologia) – Universidade do Porto, Porto, 2009.

CHAVES, R. R; PARENTE, C. O empreendedorismo na escola e os paradigmas das competências: o caso da Junior Achievement – Portugal. Sociologia, problemas e práticas, [S. l.], n. 67, p. 65-84, 2011.

COSTA, A. M; BARROS, D. F; MARTINS, P. E. M. Linguagem, relações de poder e o mundo do trabalho: a construção discursiva do conceito de empreendedorismo. RAP, Rio de Janeiro, set/out. 2008.

COSTA, M.T. G; CARVALHO, L. C. A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social: um caso no ensino superior. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, p. 103-118, 2011.

CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, set. 2002.

DEES, J. G. The meaning of social intrepreneurship. 1998. Disponível em: https://centers.fuqua.duke.edu/case/wp-content/uploads/sites/7/2015/03/Article_Dees_MeaningofSocialEntrepreneurship_2001.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. 5 ed. São Paulo: Cortez: Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2010.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 30. ed. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor Editora de Sextante. 1. ed. [S. l.: s. n.], 2008.

DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. 2. ed. [S. l.]: Editora de Cultura, 2017.

DOLABELA, F; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 134-181, 2013.

DORNELAS, J. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

DORNELAS, J. Introdução ao Empreendedorismo. 1. ed. [S. l.]: Editora Empreende, 2018.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: Limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípio. 2. ed. São Paulo, SP: Pioneiro, 1991.

FERREIRA, M. C; ANDRADE, D. M; NASCIMENTO, P. O. Ações empreendedoras: um estudo na secretaria de educação de um município sul mineiro. CASI, Rio de Janeiro, dez. 2018.

FILION, L. Empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares. RAE, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 2-7, jul./set. 2000.

GARCIA, A. S; ANDRADE, DANIELA; M. O campo de pesquisas do empreendedorismo: transformações, padrões e tendências na literatura científica (1990-2019). Revisto Brasileira Inovação, [S. l.], v. 21, 2022.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil. Relatório Executivo, 2022.

HENRIQUE, D. C; CUNHA, S. K. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM-Revista de Administração Mackenzie, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.

HESPANHA, P. Microempreendedorismo. In: CATTANI, A. D. et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Gráfica de Coimbra Ltda, 2009. p. 248-254.

ITELVINO, L. S.; COSTA, P. R.; GOHN, M. G.; RAMACCIOTTI, C. Formação do empreendedor social e a educação formal e não formal: um estudo a partir de narrativas de história de vida. Ensaio Avaliação e Política Pública em Educação, [S. l.], v. 26, n. 99, 2018.

LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 8 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

MARTINS, S. N. Educação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2009. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MENDES, M. T. T. Educação empreendedora: uma visão holística do empreendedorismo na educação. 2011. 305 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2011.

MOCELIN, D. G; AZAMBUJA, L. R. Empreendedorismo intensivo em conhecimento: elementos para uma agenda de pesquisas sobre a ação empreendedora no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, n. 46, p. 30-75, set/dez. 2017.

MORAES, R. M. Educação Empreendedora no Ensino Fundamental: Uma Investigação sobre o Programa de Educação Empreendedora Sebrae – Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP em Pejuçara, RS. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Unisinos, Porto Alegre, 2019.

OLIVEIRA, A. G. M; MELO, M. C. O. L; MUYLDER, C. F. Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior. RAD, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 29-56, jan./abr. 2016.

OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, 2011.

ORSERTTI, P. N. Universidade Empreendedora: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, 2016.

RIBEIRO, R. L; OLIVEIRA, E. A. A. Q; ARAÚJO, E. A. S. A contribuição das instituições de ensino superior para a educação empreendedora. G&DR, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 295-313, set. 2014.

ROCHA, A; SILVA, M. J; SIMÕES, J. Intenções empreendedoras dos estudantes do ensino secundário: O caso do programa de empreendedorismo na escola. Economia Global e Gestão, Lisboa, v. 17, 2012.

SCHAEFER, R; MINELLO, I. F. A formação de novos empreendedores: natureza da aprendizagem e educação empreendedoras. FACCAMP-Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 11, n. 3, p. 2-20, 2017.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Os economistas, São Paulo: Nova cultura, 1997. In: Theorie der WirtschaftlichenEntwicklungDunker&Humblot. Berlim, Alemanha, 1964.

SELA, V. M; SELA. F. E.R; FRANZINI, D. Q. Ensino do Empreendedorismo na Educação Básica, voltado para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável: um estudo sobre a metodologia “Pedagogia Empreendedora” de Fernando Dolabela. ANPAD, [S. l.], 2006.

SILVA, F. G; CÁRIA, N. P. A inserção do empreendedorismo na educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2015.

SILVA, F. M. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de empreendedorismo e suas contribuições. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, 2016.

SOUSA, M. Turma da Mônica em Semeando Sonhos Empreendedorismo. [S. l.]: Mauricio de Sousa Editora, 2014.

TEIXEIRA, M. G; HIGUCHI, A. K. Ensino e cultura empreendedora: a experiência de implantação de um projeto piloto de pedagogia empreendedora. Reúna, Revista de Economia da UNA, [S. l.], v. 12, p. 23-41, 2007.

TEOFILO OTONI (MG). Lei Municipal 5967/2009. Institui a Semana do Jovem Empreendedor no Município de Teófilo Otoni. Prefeitura Municipal de Teofilo Otoni, 2009. Disponível em: https://digitaliza-institucional.s3.us-east-2.amazonaws.com/teofilo-otoni-camara-municipal/legislacao/LEIS-04-02-2022%20-%20fruEU.pdf . Acesso em: 02 dez. 2023.

TEOFILO OTONI (MG). Lei Municipal 6993/2016. Dispõe sobre a implantação de um ciclo de palestras permanentes de empreendedorismo aos alunos matriculados nas Escolas da Rede Pública Municipal e privada de Teófilo Otoni. Prefeitura Municipal de Teofilo Otoni, 2016. Disponível em: https://digitaliza-institucional.s3.us-east-2.amazonaws.com/teofilo-otoni-camara-municipal/legislacao/LEIS-08-02-2022%20-%20T2bTo.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.

TEOFILO OTONI (MG). Lei Municipal 7155/2017. Dispõe sobre a inclusão do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – para o ensino fundamental de rede pública municipal de ensino. Prefeitura Municipal de Teofilo Otoni, 2017. Disponível em: https://digitaliza-institucional.s3.us-east-2.amazonaws.com/teofilo-otoni-camara-municipal/legislacao/LEIS-08-02-2022%20-%20iVT6J.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2023-12-30

How to Cite

KLIER, B. M. G.; SANTOS, A. T. de O.; SANTOS, C. M. Preparation of the Entrepreneurial Education Program: Case study in a Municipal School in the city of Teófilo Otoni/MG. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17312. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17312. Acesso em: 22 nov. 2024.