EM DEFESA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169

Palavras-chave:

Educação, TIC, Pandemia

Resumo

Este artigo objetiva problematizar algumas medidas emergenciais adotadas na educação básica durante a crise global do COVID-19. Dizem respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), excepcionalmente, como ferramentas que possibilitam o ensino a distância e visam minimizar os impactos imediatos do fechamento das escolas. Compreende a integração das TIC, como televisão, mídia impressa e mídia digital, oportuna e pertinente para o momento incerto, visando garantir acesso à educação ao maior número de estudantes. Essas medidas favorecem, principalmente, aqueles alunos que não possuem internet em suas residências. Em continuidade, apresenta a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados como possível contribuição relevante aos esforços de desenvolvimento de uma “revolução digital inclusiva” pós-pandemia nas escolas. Essa metodologia aparece como potencialmente capaz de propiciar processos educativos relacionais entre ambientes formais e informais, com foco na interação, no diálogo e na pesquisa, por meio da utilização crítica das TIC no ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Educação pela Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal
do Espírito Santo (UFES); Professor da Faculdade de Educação da UFJF; Pesquisador
vinculado aos grupos EDUCCO; LaboMídia e GEFLIC.. ORCID: 0000-0002-1097-738X.
E-mail: galdinorodrigues@yahoo.com.br

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professora do programa de Pós-graduação em Educação (UFJF); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação
Pública e da UAB (UFJF); Líder do grupo EDUCCO. ORCID: 0000-0003-0703-399. E-mail: mborges.eliane@gmail.com

Ricardo Ducatti Colpas, Universidade Federal de São João Del-Rei

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Professor do
Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde UFSJ; Líder do grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Práticas Pedagógicas em Educação Física. ORCID: 0000-0001-7116-4481. E-mail: ricardo@ufsj.edu.br

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M.; COLPAS, R. D. EM DEFESA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos em tempos de pandemia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146–169, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8883. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático