ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE MULTICAMPI
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.96-122Palavras-chave:
Universidade, Organização Administrativa, MulticampiResumo
O estudo ocupa-se da estrutura organizacional da Universidade do Estado da Bahia, entre os anos de 2005 a 2015, indicando um quadro de mudanças e permanências que se associam às demandas internas e externas da instituição. Investiga as motivações e estratégias utilizadas nas alterações operadas na estrutura organizacional da instituição considerando o modelo multicampi. A partir de legislação específica e documentos da IES, adota-se uma natureza descritivo-qualitativa de pesquisa amparada numa perspectiva da gestão que considera a importância das alterações na estrutura organizacional na perspectiva de atender e acompanhar as características do modelo. O artigo faz uma exposição sobre o modelo multicampi, com ênfase na descentralização como forma de democratizar o acesso à educação superior e analisa a forma de organização da universidade com base no sistema de fluxo de organização e modelos de estrutura organizacional, que abrange a área acadêmica e administrativa. Conclui que a UNEB se estruturou para atender a exigências específicas da sua natureza multicampi no sentido de buscar a excelência que uma universidade pública e de qualidade almeja.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.