A Participação do Registro Acadêmico Básico na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu.

Autores

  • Aline Oliveira Silva Rosário Unijorge
  • Balbina Santos de Oliveira Pina
  • Joelma Boaventura da Silva
  • Lidia Boaventura Pimenta UNEB

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.79-90

Palavras-chave:

Registro Acadêmico. Gestão Universitária. Mestrados Profissionais.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a relevância do Registro Acadêmico nas instituições de educação superior, em especial nas instituições públicas, como suporte para a gestão universitária, com a finalidade de prover subsídios que auxiliem as instituições e os Programas de Pós-graduação stricto senso a traçarem caminhos para as ações de planejamento. Ademais, traz breve reflexão a respeito das multifacetas do Registro Acadêmico, possibilitando inferir que este ultrapassa as rotinas administrativas e não implica em simples instrumento de controle, conforme se costuma acreditar, uma vez que se constitui fonte rica de dados e informações para os Programas de Pós-Graduação Stricto Senso, e permite conhecer aspectos de ordem socioeconômicos dos sujeitos envolvidos, item fundamental para as instituições da esfera pública, que desempenham função social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Silva Rosário, Unijorge

Mestre em Educação. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Comunicação Empresarial e Marketing. Bacharel em Administração. Docente, Pesquisadora e Coordenadora do Bacharelado em Administração - Unijorge. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Balbina Santos de Oliveira Pina

Mestranda em Educação. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Pedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Joelma Boaventura da Silva

Mestre em Educação. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Docente junto a UNEB. Advogada. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Lidia Boaventura Pimenta, UNEB

Doutora em Educação.  Mestra em Educação. Administradora. Docente da UNEB e Unijorge. Pesquisadora sobre Gestão Universitária. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

ROSÁRIO, A. O. S.; PINA, B. S. de O.; SILVA, J. B. da; PIMENTA, L. B. A Participação do Registro Acadêmico Básico na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 79–90, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.79-90. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3060. Acesso em: 29 mar. 2024.