A Participação do Registro Acadêmico Básico na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu.

Autores

  • Aline Oliveira Silva Rosário Unijorge
  • Balbina Santos de Oliveira Pina
  • Joelma Boaventura da Silva
  • Lidia Boaventura Pimenta UNEB

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.79-90

Palavras-chave:

Registro Acadêmico. Gestão Universitária. Mestrados Profissionais.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a relevância do Registro Acadêmico nas instituições de educação superior, em especial nas instituições públicas, como suporte para a gestão universitária, com a finalidade de prover subsídios que auxiliem as instituições e os Programas de Pós-graduação stricto senso a traçarem caminhos para as ações de planejamento. Ademais, traz breve reflexão a respeito das multifacetas do Registro Acadêmico, possibilitando inferir que este ultrapassa as rotinas administrativas e não implica em simples instrumento de controle, conforme se costuma acreditar, uma vez que se constitui fonte rica de dados e informações para os Programas de Pós-Graduação Stricto Senso, e permite conhecer aspectos de ordem socioeconômicos dos sujeitos envolvidos, item fundamental para as instituições da esfera pública, que desempenham função social.

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Biografia do Autor

Aline Oliveira Silva Rosário, Unijorge

Mestre em Educação. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Comunicação Empresarial e Marketing. Bacharel em Administração. Docente, Pesquisadora e Coordenadora do Bacharelado em Administração - Unijorge. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Balbina Santos de Oliveira Pina

Mestranda em Educação. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Pedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Joelma Boaventura da Silva

Mestre em Educação. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Docente junto a UNEB. Advogada. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

Lidia Boaventura Pimenta, UNEB

Doutora em Educação.  Mestra em Educação. Administradora. Docente da UNEB e Unijorge. Pesquisadora sobre Gestão Universitária. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg).

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

ROSÁRIO, A. O. S.; PINA, B. S. de O.; SILVA, J. B. da; PIMENTA, L. B. A Participação do Registro Acadêmico Básico na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 79–90, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.79-90. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3060. Acesso em: 24 jul. 2024.