A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134Palavras-chave:
Leitura, Formação, Prática em sala de aulaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-16
Como Citar
COUTO, M. E. S.; ANDRADE, J. B. A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 106–134, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Estudos/Ensaios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.