A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134

Palavras-chave:

Leitura, Formação, Prática em sala de aula

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Pedagoga pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna/FESPI, Mestrado em Educação pela UFBA/UESC, Doutorado em Educação pela UFSCar/ São Paulo. Atua na Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, na pesquisa, ensino e extensão, nas áreas: formação de professores, alfabetização e prática pedagógica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0026-5266                                                                                                                     E-mail: melizabetesc@gmail.com

Jamile Barros Andrade, Universidade Estadual Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação Formação de Professores da Educação Básica/PPGE - Mestrado Profissional em Educação/UESC. Especialista em Psicopedagogia, Coordenadora Pedagógica da Escola CAIC Jorge Amado em Itabuna/BA. Atua na formação de professores/e na alfabetização. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1544-5232. E-mail: jamile.pab@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

COUTO, M. E. S.; ANDRADE, J. B. A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 106–134, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios