A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134Palavras-chave:
Leitura, Formação, Prática em sala de aulaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.Downloads
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Publicado
2018-08-16
Como Citar
COUTO, M. E. S.; ANDRADE, J. B. A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 106–134, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos/Ensaios
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