Necessidades psicológicas básicas
Desempenho de estudantes do ensino fundamental e percepção de suporte de professores
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19405Palavras-chave:
Necessidades Psicológicas Básicas, Estudante, Professor, Ensino Fundamental, COVID-19Resumo
Este estudo investigou a percepção de 123 professores, do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, acerca do atendimento às Necessidades Psicológicas Básicas de estudantes, com diferentes desempenhos, no período de retorno às aulas na pandemia. Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo e correlacional, com coleta de dados em ambiente virtual, utilizando instrumento de autorrelato traduzido para o estudo. Verificou-se a partir do desempenho do estudante, informado pelo professor, dois perfis. Um para estudantes com desempenho considerado suficiente, com maior auxílio em todas as dimensões, e outro, para estudantes considerados com desempenho médio e insuficiente, com mais fornecimento de Estrutura e moderado suporte ao Envolvimento e apoio à Autonomia. Os resultados são sugestivos que o desempenho do estudante pode influenciar o estilo motivador do professor, o que pode impactar o desenvolvimento e bem-estar estudantil. Evidencia-se a necessidade de instrumentalização do professor acerca das Necessidades Psicológicas Básicas.
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