Cinema de engajamento, neoliberalismo e educação formal

Por uma politização do olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19379

Palavras-chave:

Cinema, Educação formal, Neoliberalismo, Empreendedorismo

Resumo

Este ensaio provém de aprofundamentos teóricos no contexto temático de nossa pesquisa no campo das políticas educacionais, em um programa de doutorado em Educação. Objetivamos explorar a função pedagógica do cinema ante as práticas e regimes neoliberais, focando no sofrimento psíquico causado aos indivíduos por meio da busca ao empreendedorismo de si mesmos. Nossa abordagem está ancorada no pós-estruturalismo, principalmente, pelo diálogo com Gilles Deleuze e Jacques Derrida, os quais, apesar de divergências teóricas, compartilham o interesse em defender a multiplicidade de possibilidades para futuros, que são incertos e indeterminados. Nessa direção, compreendemos que educação formal é mobilizada constantemente a criar momentos reflexivos que questionem os problemas emergentes na sociedade, inclusive, as tentativas de despolitizar os indivíduos e ignorar os devires. Nesse sentido, com a finalidade de destacar as possibilidades do cinema de engajamento na Educação, apresentamos ainda uma proposta de intervenção através da utilização do curta-metragem El Empleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divane Oliveira de M. Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação Contemporânea- PPGEDUC/UFPE. Secretária Executiva no Campus do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência.

André Luiz dos S. Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Visitante no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Integrante do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE).

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. 

Referências

AKER, H. Deconstruction in Film Analyses: Poststructuralism, Derrida and Cinema. Kaygı. Bursa Uludağ Üniversitesi Fen-Edebiyat Fakültesi Felsefe Dergisi, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 333-353, 2022. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/2168114. Acesso em: 24 nov. 2023.

BIESTA, G. J. Learning democracy in school and society: Education, lifelong learning, and the politics of citizenship. [S. l.]: Springer Science & Business Media, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRITO, E. P. P. E. O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Baiano: do sujeito de direitos ao empreendedor de si. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 61, n. 69, 2023. DOI: 10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33592. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33592. Acesso em: 15 dez. 2023.

BROWN, W. Cidadania Sacrificial: Neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2018.

CANGIANO, A. S. B. A Construção da Subjetividade no Neoliberalismo: Deleuze e Guattari. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) – Universidade de Brasília, Brasília, 2022. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/44938. Acesso em: 26 nov. 2023.

CHAPLIN, C. Tempos Modernos [Filme]. Charlie Chaplin Film Corporation, 1936.

CISNEY, V. W. Deleuze and Derrida: Difference and the Power of the Negative. [S. l.]: Edinburgh University Press, 2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Boitempo editorial, 2016.

DE ARAÚJO LIMA, Érico O. Quando a máquina ataca: notas sobre cinema e engajamento. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 126–150, 2018. DOI: 10.25160/bjbs.v6i1.25627. Disponível em: https://tidsskrift.dk/bras/article/view/25627. Acesso em: 24 nov. 2023.

DELEUZE, G.. A imagem-tempo (Cinema II). São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. Mil platôs. v. 5. [S. l.]: Editora 34, 2012.

DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. [S. l.]: Editora 34, 1992. p. 219-226.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora, v. 34, 2010.

DERRIDA, J. “Le ‘monde’ des Lumières à venir (Exception, calcul et souveraineté)”. In: Voyous – Deux essais sur la raison. Paris: Galilée, 2003.

DERRIDA, J.; DE BAECQUE, A.; JOUSSE, T.; KAMUF, P. Cinema and Its Ghosts: An Interview with Jacques Derrida. Discourse, [S. l.], v. 37, n. 1-2, p. 22-39, 2015. 2015. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/27/article/595271. Acesso em: 24 nov. 2023.

EL EMPLEO. Produção de Patricio Plaza e Santiago Bou Grasso. Opus Bou, Buenos Aires, 2008, 6 min. Disponível em: https://vimeo.com/32966847. Acesso em: 15 dez 2023.

FARINA, J. T.; FONSECA, T. M. G. O cine-pensamento de Deleuze: contribuições a uma concepção estético-política da subjetividade. Psicologia USP, São Paulo, v. 26, p. 118-124, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/B8St7R4gLMzXfmtdsVhKf8B/. Acesso em: 24 nov. 2023.

FERREIRA, W. R. V. Curta da Semana: "El Empleo" - o emprego que te espera no futuro. Cinema Secreto: Cinegnose Blogger, 16 abr 2017. Disponível em: https://cinegnose.blogspot.com/2017/04/curta-da-semana-el-empleo-o-emprego-que.html. Acesso em: 20 out 2023.

HUR, D. U. Desejo e política em Deleuze: máquinas codificadora, neoliberal, neofascista e esquizodramática. POLIÉTICA. Revista de Ética e Filosofia Política, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 173-202, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/PoliEtica/article/view/50130. Acesso em: 26 nov. 2023.

MACEDO, E.; SILVA, M. A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o Ensino Médio: felicidade como projeto de vida. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, n. 55, p. 1-23, 2022.

MACIEL JÚNIOR, A.; ASSIS, S. F. de. Imagem-pensamento: Deleuze ea função pedagógica do cinema. Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 45-60, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1239. Acesso em: 24 nov. 2023.

MARINHO, A. C. Trabalho e convívio cotidiano: a representação da vivência do tempo pela sociedade capitalista no curta-metragem El Empleo. Humanidades em diálogo, [S. l.], v. 10, p. 12-25, 2021.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/159194. Acesso em: 15 dez. 2023.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. The definition and selection of key competencies: Executive summary. Paris: OECD, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/35070367.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

PAIVA, A. L. dos S. Cinema de engajamento, educação política e a imagem-pensamento. In: CARVALHO, M. de F.; SILVA, E. F. da.; PAIVA A. L. dos S. Educação e cultura popular. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

PATTON, P.; PROTEVI, J. (ed.). Between Deleuze and Derrida. Bloomsbury Publishing, 2003.

SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N. da; DUNKER, C. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. [S. l.]: Autêntica Editora, 2021.

SCHARFF, C. The psychic life of neoliberalism: Mapping the contours of entrepreneurial subjectivity. Theory, culture & society, [S. l.], v. 33, n. 6, p. 107-122, 2016.

SILVA, D. O. de M. Emaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano: nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar? 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE, 2023.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

SILVA, D. O. de M.; PAIVA, A. L. dos S.; CUNHA, K. S. Cinema de engajamento, neoliberalismo e educação formal: Por uma politização do olhar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024008, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19379. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19379. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional