Cinema de engajamento, neoliberalismo e educação formal

Por uma politização do olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19379

Palavras-chave:

Cinema, Educação formal, Neoliberalismo, Empreendedorismo

Resumo

Este ensaio provém de aprofundamentos teóricos no contexto temático de nossa pesquisa no campo das políticas educacionais, em um programa de doutorado em Educação. Objetivamos explorar a função pedagógica do cinema ante as práticas e regimes neoliberais, focando no sofrimento psíquico causado aos indivíduos por meio da busca ao empreendedorismo de si mesmos. Nossa abordagem está ancorada no pós-estruturalismo, principalmente, pelo diálogo com Gilles Deleuze e Jacques Derrida, os quais, apesar de divergências teóricas, compartilham o interesse em defender a multiplicidade de possibilidades para futuros, que são incertos e indeterminados. Nessa direção, compreendemos que educação formal é mobilizada constantemente a criar momentos reflexivos que questionem os problemas emergentes na sociedade, inclusive, as tentativas de despolitizar os indivíduos e ignorar os devires. Nesse sentido, com a finalidade de destacar as possibilidades do cinema de engajamento na Educação, apresentamos ainda uma proposta de intervenção através da utilização do curta-metragem El Empleo.

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Biografia do Autor

Divane Oliveira de M. Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação Contemporânea- PPGEDUC/UFPE. Secretária Executiva no Campus do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência.

André Luiz dos S. Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Visitante no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Integrante do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE).

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. 

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

SILVA, D. O. de M.; PAIVA, A. L. dos S.; CUNHA, K. S. Cinema de engajamento, neoliberalismo e educação formal: Por uma politização do olhar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024008, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19379. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19379. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional