Saúde Mental e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil

Construindo o estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.19361

Palavras-chave:

Racionalidade Neoliberal, Política Pública, Educação Brasileira, Avaliação, Desempenho

Resumo

Este artigo trata da saúde mental dos jovens e sua relação com o ensino médio integrado à educação profissional no Brasil. Tendo por objetivo conhecer os estudos produzidos em torno da temática, realizou-se o Estado da Questão através do levantamento bibliográfico nos bancos de dados Scielo, Google Acadêmico, CAPES periódicos e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2010 a 2021, o que permitiu identificar oito produções que versam sobre o tema. Observou-se que os estudos, em sua maioria, apresentam uma abordagem quantitativa com análise de testes aplicados aos estudantes, apontando a mensuração dos níveis de estresse, ansiedade, depressão, bem como promovem relações com o rendimento escolar dos estudantes. Os resultados convergem para a compreensão de que a instauração de uma racionalidade de caráter neoliberal na política educacional brasileira favorece um mal-estar nos estudantes, decorrente da ansiedade e do estresse em que estes são expostos.

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Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará.

Grayceane Gomes da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação (UFC). Doutoranda em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

ANDRADE, F. R. B.; SILVA, G. G. da. Saúde Mental e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil: Construindo o estado da questão. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. 00, p. e024020, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9i00.19361. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19361. Acesso em: 19 dez. 2024.