Ser mulher e surda em um curso de nível superior

Audismo e gênero em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18680

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Gênero, Audismo, Surdez, Educação Superior

Resumo

As manifestações de violência auditiva e de gênero, que se configuram como formas de opressão contra mulheres surdas, são o foco de análise na presente pesquisa. O estudo investiga o discurso de uma acadêmica surda matriculada em um curso de graduação em uma Universidade Pública Federal, visando coletar, por meio de sua comunicação gestual, as representações dessas violências em sua construção de subjetividade. As análises foram abordadas por intermédio dos pressupostos foucaultianos. Constatou-se que a intersecção entre violências de gênero e audismo são algumas das possibilidades de formação de identidade da acadêmica surda. Sua subjetividade está submersa em ações que colocam a audição como referencial de sucesso, comportamento padrão e desejo de uma sociedade oralizada, entretanto, ao dizer sobre si: “o que eu mais uso é a Libras”, encontramos práticas de resistência surda em meio a este aparato coercitivo.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto de O. Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Mestre em Educação (2021) pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

LIMA, C. R. de O. Ser mulher e surda em um curso de nível superior: Audismo e gênero em debate. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.18680. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/18680. Acesso em: 23 dez. 2024.