Articulações discursivas e sentidos de educação para as relações étnico-raciais na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17461Palavras-chave:
Relações étnico-raciais. Discurso. CurrículoResumo
Este artigo objetiva apresentar, com base na Teoria do discurso de Laclau e Mouffe e do Ciclo de políticas de Ball, a análise da política curricular de educação para as relações étnico-raciais. O texto trabalha com categorias das perspectivas Pós-estruturalista e Pós-fundacionalista. Com esse aporte teórico, buscamos argumentar por uma teoria discursiva de currículo que o concebe como arena de disputa e interpreta a política curricular como a luta por sua significação, resultante de articulações de demandas que visam universalizar sentidos particulares. Evidenciamos que as articulações em torno da produção das Políticas curriculares de educação para as relações étnico-raciais, aqui discutidas, envolveram diferentes agentes políticos, a exemplo do movimento negro disputando sua significação na perspectiva de hegemonizar demandas históricas, materializadas pela inclusão do Ensino da História e das culturas africana e afro-brasileira no currículo, normatizado pelas Leis n.º 10.639/2003 e 11.645/2008.
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