Elaboração do Programa de Educação Empreendedora

Estudo de Caso em uma Escola Municipal da Cidade de Teófilo Otoni/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17312

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Empreendedorismo, Pedagogia Empreendedora

Resumo

O empreendedorismo e a inovação são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, pois contribuem positivamente na oferta de oportunidades para os jovens. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as ações empreendedoras desenvolvidas pela Escola Municipal Irmã Maria Amália em Teófilo Otoni (MG), e elaborar um programa de educação empreendedora. Investir no próprio negócio tem se tornado uma saída comum para a crescente tendência mundial de empregos informais. Nesse sentido, a educação escolar desempenha um papel importante na disseminação das técnicas empreendedoras. Embora a escola tenha realizado ações pontuais com características empreendedoras como atividade extracurricular, “O Empreendedorismo” não consta em seu Regime Escolar e Projeto Político Pedagógico como conteúdo a ser trabalhado no ensino regular. Com base nos resultados encontrados, foi elaborado um programa de educação empreendedora para a rede municipal de Teófilo Otoni (MG).

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Biografia do Autor

Bethânia Maria Gonçalves Klier, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre, Programa de Pós-Graduação Administração Pública.

Andreia Teixeira de Oliveira Santos, Faculdade ALFAUNIPAC

Professora Adjunta, Departamento de Educação e Saúde.

Ciro Meneses Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto IV, Programa de Pós-Graduação Administração Pública.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

KLIER, B. M. G.; SANTOS, A. T. de O.; SANTOS, C. M. Elaboração do Programa de Educação Empreendedora: Estudo de Caso em uma Escola Municipal da Cidade de Teófilo Otoni/MG. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17312. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17312. Acesso em: 23 dez. 2024.