Relato de experiência de ensino na pós-graduação em educação: relações étnico-raciais, educação e dinâmica social no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.15068Palavras-chave:
Ethnic-racial relations. Teaching experience. Postgraduate studies in Education.Resumo
Neste artigo relatamos nossa experiência como docentes de uma disciplina desenvolvida no âmbito da Pós-graduação em Educação, que passou da modalidade presencial para o ensino remoto no contexto da COVID-19. O objetivo é refletir sobre a relevância da temática abordada, as características da experiência formativa e os principais enfrentamentos nossos e dos estudantes. O cenário de legitimação teórico está assentado em autores da área educacional e de pesquisadores que focalizam nos estudos sobre relações étnico-raciais no Brasil. Os dados foram colhidos por meio de um questionário aplicado aos estudantes que cursaram a disciplina e por comentários que eles publicaram no fórum Ibero-Americano de Educação, Geografia e Sociedade (GEOFORO). Os resultados podem ser considerados sob dois eixos. O primeiro refere-se as dificuldades que os estudantes tiveram com as produções escritas e o curto prazo para suas finalizações. O segundo eixo aponta para o reconhecimento unânime, sobre a necessidade de ampliar a oferta de disciplinas voltadas para a discussão das relações étnico-raciais em programas brasileiros de pós-graduação em Educação. Tal aspecto está ligado a ampliação dos repertórios dos estudantes e a ressignificação de noções e conceitos inerentes a tal temática nas práticas escolares e sociais dos envolvidos.
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