Educação sonora em processo formativo com professores de ciências

indagação sobre ruídos e a música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Educação Sonora, Física do Som, Música, Análise Textual Discursiva

Resumo

O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Luis Swarowsky, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Educação em Ciências (FURG). Grupo de Pesquisa CIEFI. E-mail: rswarowsky@furg.br.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG). Grupo de Pesquisa CIEFI. E-mail: valmirheckler@gmail.com.

Hebert Elias Lobo Sosa, Universidad de Los Andes

Doutor em Educação. Professor Titular Aposentado da Universidad de Los Andes (ULA). Professor visitante vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da FURG; Grupo de Pesquisa CIEFI-Brasil; Grupo de Investigacion GRINCEF - Venezuela. E-mail: helobos.brasil@gmail.com.

Referências

BASTOS, P. W.; MATTOS, C. R. Física para uma saúde auditiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. 1-29, 12 fev. 2011. DOI ISSN 1806-5104. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3993. Acesso em: 12 mar. 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa fenomenológica: interrogação, descrição e modalidades de análises. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, p. 53-77, 2011.

BORGES, A. T.; RODRIGUES, B. A. O ensino da física do som baseado em investigações. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 7, n. 2, p. 61-84, 2005.

FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.

GODOY A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, 1995.

GOMES, Isadora Dias. et al. O social e o cultural na perspectiva Histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas. Psicologia em revista, v. 22, n. 3, p.814-831, 2016.

GOTO, Mario. Física e música em consonância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, 2307, 2009.

HECKLER, V. Experimentação em ciências na EAD: indagação online com os professores em AVA. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências-Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, 2014.

LIMA, Wenderson Santos; SANTANA, Leandro Sipriano; MARX, Barbara Salla. Subjetividade e emoção na música: a cultura e o afeto relacional. Revista Dialogando. Revista Científica / Revista de Ciências Sociais da UFPE, Recife, PE, v. 2, n. 1, p. 206-220, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/idealogando/article/view/237499. Acesso em: 10 jan. 2020.

MEDEIROS, M. L. L. S. Educação Sonora e Ensino Musical: uma proposta de repertório para crianças. Dissertação de Mestrado em Artes, Universidade estadual de Campinas. Campinas - São Paulo, 1997.

MENINI, T. A. O Século dos Sons: do coletivo sinfônico ao sintetizador massificado. Trabalho de conclusão do curso Comunicação Social. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora - Minas Gerais, 2011.

MONTEIRO, Júnior, Francisco N. Educação Sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. Tese (Doutorada), Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Revista e Ampliada: Editora UNIJUÍ; Brasil: Ijuí, 2016.

PRECINOTT, F. Educação Sonora na Escola Básica: proposta e reflexão. Artigo. Programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES. Universidade Estadual Paulista - UNESP. São Paulo, 2016.

RUI, L. R.; e Steffani, M. H. Física: Som e Audição Humana. Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís, Maranhão, Brasil, 2007.

SANTOS, B. N. C.; ROCHA, E. S. Escutar e sentir: educação sonora e sociedade. In: XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical-Isme. Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2017.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. Tradução de Marisa T. O. Fonterrada, Magda R. G. Silva e Maria Lúcia Pascoal, São Paulo: Editora UNESP. 1991.

__________. The soundscape: Our sonic environment and the tuning of the world. Simon and Schuster, 1994.

__________. A Afinação do Mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução Marisa Trench Fonterrada, São Paulo: Editora UNESP, 1997.

SCHAEFFER, P. Traité des objects musicaux: essai interdisciplines. Paris: Éditions du Seuil, 1966.

SILVA, M. A. A e LEONIDO, L. O ensino de Música e sua relação com a paisagem sonora como instrumento na construção de uma audição inteligente. European reiew of artistic studies v. 11, n. 1, p. 48-56, 2020.

SILVA, Willian Rubira da; HECKLER, Valmir. Comunidade de Indagação Online com Professores: Ferramentas e princípios. Revista Árete, v.11, n.24, 2018.

WELLS, Gordon. Indagación Dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2001.

WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. Editora Companhia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

SWAROWSKY, R. L.; HECKLER, V.; SOSA, H. E. L. Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 20–37, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático