PRODUÇÃO ORGÂNICA EM PETROLINA-PE E EM JUAZEIRO-BA NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES DA REGIÃO
DOI :
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol7.i2.a5487Mots-clés :
Saúde, Alimentos, PercepçãoRésumé
Os produtos orgânicos por não possuírem resíduos de agrotóxicos oferecem maior segurança alimentar aos consumidores. O objetivo desse trabalho é conhecer a perspectiva dos consumidores sobre a produção orgânica em Petrolina-PE e em Juazeiro-BA. Foram aplicados 72 questionários quali-quantitativo, (29 consumidores em Juazeiro-BA, e 43, Petrolina-PE), no período de agosto de 2014 a maio de 2015. A faixa etária variou entre 19 a 84 anos. A escolaridade da maior parte dos entrevistados é superior completo. A pouca variedade, quantidade insuficiente e a irregularidade da oferta, são fatores que limitam o consumo dos produtos orgânicos, Identificou-se que a demanda é maior que a oferta.Téléchargements
Références
ANDRADE, L. S. BERTOLDI, M. C. Atitudes e motivações em relação ao consumo de alimentos orgânicos em Belo Horizonte – MG, Brazilian Jounal of Food, IV SSA, p. 31-40, Technology- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Departamento de Alimentos Ouro Preto/MG - Brasil mai- 2012.
BARBÉ, L. C. Caracterização de consumidores e produtores dos produtos agroecológicos / orgânicos em Campos Dos Goytacazes – RJ, Dissertação, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes – RJ, abr- 2009.
BARBOSA , S. C.; MATTEUCCI , M B. A.; LEANDRO , W. M.; LEITE , A. F.; CAVALCANTE , E. L. S.; ALMEIDA, G. Q. E. Perfil do consumidor e oscilações de preços de produtos agroecológicos, Pesquisa Agropecuária. Trop., ISSN 1983-4063 v. 41, n. 4, p. 602-609, out./dez. Goiânia,- GO 2011.
BEZERRA, A. S. Relatório técnico contendo as etapas para o levantamento das informações e identificação dos Saberes Tradicionais e Boas Práticas de usos e conservação dos recursos naturais nos Estados que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Médio e Submédio e Baixo São Francisco). IICA. PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PCT BRA/IICA/05/004 – PAN DESERTIFICAÇÃO - Brasília-DF 2013.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, Censo demográfico Cidades, 2010. Disponível: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=261110. Acesso em 18 de março de 2016.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Brasil ecológico, Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica – CIAPO Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica. Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO. ISBN: 978-85-60548-99-6 -- Brasília, DF: MDS; CIAPO, 2013. 96 p.; 23 cm. Diponível:
CARNEIRO, C. B. M.; PORTILHO, F. O perfil dos consumidores de produtos orgânicos, Anais do VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo, II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Vida Sustentável: práticas cotidianas de consumo, “Causumers” - da Rede Ecológica (RJ) - Rio de Janeiro RJ, set- 2012.
CUENCA, M. A. G, MOREIRA, M. A. B., NUNES, M. U. C., MATA, S. S, GUEDES, C. G. M., BARRETO, M. F. P, LOPES, V. R. M., PAZ, F. C. A., SILVA, J. R, TORRES, J. F. Perfil do consumidor e do consumo de produtos orgânicos no Rio Grande do Norte. Embrapa Documentos, n.125, 2007.
DAROLT, M. R. Alimentos Orgânicos: um guia para o consumidor consciente. 2.ed.:IAPAR Revista. Ampl. 36p,– Londrina-PR, 2007.
Instituto de Promoção do Desenvolvimento - IPD Pesquisa - O mercado brasileiro de produtos orgânicos, Curitiba – PR, 2011.
LOPES, L. H. Feiras livres em Florianópolis-SC: práticas sustentáveis na comercialização de frutas, legumes e verduras in natura. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina,138p. Florianópolis-SC 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. . ISBN 85-224-3397-6, São Paulo : Atlas 2003.
MASSUKADO-NAKATANI, M. S. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo: Amostragem. 2009.
MENDES, J.T.G. Comercialização Agrícola. Apostila, 1ª Ed. Universidade Tecnológica Federal do Parana. Curso de Agronomia. Paraná, 2007.
MOOZ, E. D.; SILVA, M. V. Cenário mundial e nacional da produção de alimentos orgânicos, Nutrire: Revista Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, ISSN 2316-7874, J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 39, n. 1, p. 99-112, abr. 2014.
ROCHA, H. C.; COSTA, C.; CASTOLDI, F.L.; CECHETTI, D.; CALVETE, E.O.; LODI, B.S. Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Ciência Rural , vol.40, n.12, p. 2593-2597, 2010.
SILVA, D. A. O perfil do consumidor da feira de transição agroecológica do bairro Valentina Figueiredo, na cidade de João Pessoa – PB, Revista Espaço Acadêmico, n. 107, ano IX, 124-128. João Pessoa-PB 2010.
SILVA, E. B; CARDOSO, F.T; SOUZA , G. G.;ALMEID, G. G. S. A. Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos, Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, ISSN 1981-8203, Mossoró – RN - BRASIL, v. 8, n. 1, p. 83 - 89 abrn/jun de 2013.
SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, 446 p. SOUZA, M. C. M. Produtos Orgânicos. In: ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. (Orgs.) Economia e gestão dos negócios agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2008. p. 385-40.
TEIXEIRA, I. L; GARCIA, L. A. Fatores determinantes da demanda de produtos orgânicos no município de Cascavel – PR- Revista Ciências Sociais em Perspectiva, ISSN: 1981-4747 (eletrônica)- 1677-9665 Vol. 12 – Nº 23 – 2º Semestre de 2013.
ZAMBERLAN, L.; Pedro Luís BÜTTENBENDER, P. L.; SPAREMBERGER, A. O Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos e seus Impactos nas Estratégias de Marketing. Anais 30º Encontro da EnANPAD, 23 a 27 de setembro Salvador-BA, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Ouricuri 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
a) Les auteurs conservent leurs droits d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution License qui permet le partage de l'œuvre avec la reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce magazine.
b) Les auteurs sont autorisés à conclure des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce journal.
c) Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et à distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle), car cela peut augmenter l'impact et la citation de l'œuvre publiée (voir L'effet du libre accès).