PRODUÇÃO ORGÂNICA EM PETROLINA-PE E EM JUAZEIRO-BA NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES DA REGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol7.i2.a5487Keywords:
Saúde, Alimentos, PercepçãoAbstract
Os produtos orgânicos por não possuírem resíduos de agrotóxicos oferecem maior segurança alimentar aos consumidores. O objetivo desse trabalho é conhecer a perspectiva dos consumidores sobre a produção orgânica em Petrolina-PE e em Juazeiro-BA. Foram aplicados 72 questionários quali-quantitativo, (29 consumidores em Juazeiro-BA, e 43, Petrolina-PE), no período de agosto de 2014 a maio de 2015. A faixa etária variou entre 19 a 84 anos. A escolaridade da maior parte dos entrevistados é superior completo. A pouca variedade, quantidade insuficiente e a irregularidade da oferta, são fatores que limitam o consumo dos produtos orgânicos, Identificou-se que a demanda é maior que a oferta.Downloads
References
ANDRADE, L. S. BERTOLDI, M. C. Atitudes e motivações em relação ao consumo de alimentos orgânicos em Belo Horizonte – MG, Brazilian Jounal of Food, IV SSA, p. 31-40, Technology- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Departamento de Alimentos Ouro Preto/MG - Brasil mai- 2012.
BARBÉ, L. C. Caracterização de consumidores e produtores dos produtos agroecológicos / orgânicos em Campos Dos Goytacazes – RJ, Dissertação, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes – RJ, abr- 2009.
BARBOSA , S. C.; MATTEUCCI , M B. A.; LEANDRO , W. M.; LEITE , A. F.; CAVALCANTE , E. L. S.; ALMEIDA, G. Q. E. Perfil do consumidor e oscilações de preços de produtos agroecológicos, Pesquisa Agropecuária. Trop., ISSN 1983-4063 v. 41, n. 4, p. 602-609, out./dez. Goiânia,- GO 2011.
BEZERRA, A. S. Relatório técnico contendo as etapas para o levantamento das informações e identificação dos Saberes Tradicionais e Boas Práticas de usos e conservação dos recursos naturais nos Estados que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Médio e Submédio e Baixo São Francisco). IICA. PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PCT BRA/IICA/05/004 – PAN DESERTIFICAÇÃO - Brasília-DF 2013.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, Censo demográfico Cidades, 2010. Disponível: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=261110. Acesso em 18 de março de 2016.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Brasil ecológico, Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica – CIAPO Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica. Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO. ISBN: 978-85-60548-99-6 -- Brasília, DF: MDS; CIAPO, 2013. 96 p.; 23 cm. Diponível:
CARNEIRO, C. B. M.; PORTILHO, F. O perfil dos consumidores de produtos orgânicos, Anais do VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo, II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Vida Sustentável: práticas cotidianas de consumo, “Causumers” - da Rede Ecológica (RJ) - Rio de Janeiro RJ, set- 2012.
CUENCA, M. A. G, MOREIRA, M. A. B., NUNES, M. U. C., MATA, S. S, GUEDES, C. G. M., BARRETO, M. F. P, LOPES, V. R. M., PAZ, F. C. A., SILVA, J. R, TORRES, J. F. Perfil do consumidor e do consumo de produtos orgânicos no Rio Grande do Norte. Embrapa Documentos, n.125, 2007.
DAROLT, M. R. Alimentos Orgânicos: um guia para o consumidor consciente. 2.ed.:IAPAR Revista. Ampl. 36p,– Londrina-PR, 2007.
Instituto de Promoção do Desenvolvimento - IPD Pesquisa - O mercado brasileiro de produtos orgânicos, Curitiba – PR, 2011.
LOPES, L. H. Feiras livres em Florianópolis-SC: práticas sustentáveis na comercialização de frutas, legumes e verduras in natura. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina,138p. Florianópolis-SC 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. . ISBN 85-224-3397-6, São Paulo : Atlas 2003.
MASSUKADO-NAKATANI, M. S. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo: Amostragem. 2009.
MENDES, J.T.G. Comercialização Agrícola. Apostila, 1ª Ed. Universidade Tecnológica Federal do Parana. Curso de Agronomia. Paraná, 2007.
MOOZ, E. D.; SILVA, M. V. Cenário mundial e nacional da produção de alimentos orgânicos, Nutrire: Revista Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, ISSN 2316-7874, J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 39, n. 1, p. 99-112, abr. 2014.
ROCHA, H. C.; COSTA, C.; CASTOLDI, F.L.; CECHETTI, D.; CALVETE, E.O.; LODI, B.S. Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Ciência Rural , vol.40, n.12, p. 2593-2597, 2010.
SILVA, D. A. O perfil do consumidor da feira de transição agroecológica do bairro Valentina Figueiredo, na cidade de João Pessoa – PB, Revista Espaço Acadêmico, n. 107, ano IX, 124-128. João Pessoa-PB 2010.
SILVA, E. B; CARDOSO, F.T; SOUZA , G. G.;ALMEID, G. G. S. A. Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos, Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, ISSN 1981-8203, Mossoró – RN - BRASIL, v. 8, n. 1, p. 83 - 89 abrn/jun de 2013.
SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, 446 p. SOUZA, M. C. M. Produtos Orgânicos. In: ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. (Orgs.) Economia e gestão dos negócios agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2008. p. 385-40.
TEIXEIRA, I. L; GARCIA, L. A. Fatores determinantes da demanda de produtos orgânicos no município de Cascavel – PR- Revista Ciências Sociais em Perspectiva, ISSN: 1981-4747 (eletrônica)- 1677-9665 Vol. 12 – Nº 23 – 2º Semestre de 2013.
ZAMBERLAN, L.; Pedro Luís BÜTTENBENDER, P. L.; SPAREMBERGER, A. O Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos e seus Impactos nas Estratégias de Marketing. Anais 30º Encontro da EnANPAD, 23 a 27 de setembro Salvador-BA, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Ouricuri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).