PRODUÇÃO ORGÂNICA EM PETROLINA-PE E EM JUAZEIRO-BA NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES DA REGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol7.i2.a5487Palabras clave:
Saúde, Alimentos, PercepçãoResumen
Os produtos orgânicos por não possuírem resíduos de agrotóxicos oferecem maior segurança alimentar aos consumidores. O objetivo desse trabalho é conhecer a perspectiva dos consumidores sobre a produção orgânica em Petrolina-PE e em Juazeiro-BA. Foram aplicados 72 questionários quali-quantitativo, (29 consumidores em Juazeiro-BA, e 43, Petrolina-PE), no período de agosto de 2014 a maio de 2015. A faixa etária variou entre 19 a 84 anos. A escolaridade da maior parte dos entrevistados é superior completo. A pouca variedade, quantidade insuficiente e a irregularidade da oferta, são fatores que limitam o consumo dos produtos orgânicos, Identificou-se que a demanda é maior que a oferta.Descargas
Citas
ANDRADE, L. S. BERTOLDI, M. C. Atitudes e motivações em relação ao consumo de alimentos orgânicos em Belo Horizonte – MG, Brazilian Jounal of Food, IV SSA, p. 31-40, Technology- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Departamento de Alimentos Ouro Preto/MG - Brasil mai- 2012.
BARBÉ, L. C. Caracterização de consumidores e produtores dos produtos agroecológicos / orgânicos em Campos Dos Goytacazes – RJ, Dissertação, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes – RJ, abr- 2009.
BARBOSA , S. C.; MATTEUCCI , M B. A.; LEANDRO , W. M.; LEITE , A. F.; CAVALCANTE , E. L. S.; ALMEIDA, G. Q. E. Perfil do consumidor e oscilações de preços de produtos agroecológicos, Pesquisa Agropecuária. Trop., ISSN 1983-4063 v. 41, n. 4, p. 602-609, out./dez. Goiânia,- GO 2011.
BEZERRA, A. S. Relatório técnico contendo as etapas para o levantamento das informações e identificação dos Saberes Tradicionais e Boas Práticas de usos e conservação dos recursos naturais nos Estados que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Médio e Submédio e Baixo São Francisco). IICA. PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PCT BRA/IICA/05/004 – PAN DESERTIFICAÇÃO - Brasília-DF 2013.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, Censo demográfico Cidades, 2010. Disponível: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=261110. Acesso em 18 de março de 2016.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Brasil ecológico, Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica – CIAPO Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica. Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO. ISBN: 978-85-60548-99-6 -- Brasília, DF: MDS; CIAPO, 2013. 96 p.; 23 cm. Diponível:
CARNEIRO, C. B. M.; PORTILHO, F. O perfil dos consumidores de produtos orgânicos, Anais do VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo, II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Vida Sustentável: práticas cotidianas de consumo, “Causumers” - da Rede Ecológica (RJ) - Rio de Janeiro RJ, set- 2012.
CUENCA, M. A. G, MOREIRA, M. A. B., NUNES, M. U. C., MATA, S. S, GUEDES, C. G. M., BARRETO, M. F. P, LOPES, V. R. M., PAZ, F. C. A., SILVA, J. R, TORRES, J. F. Perfil do consumidor e do consumo de produtos orgânicos no Rio Grande do Norte. Embrapa Documentos, n.125, 2007.
DAROLT, M. R. Alimentos Orgânicos: um guia para o consumidor consciente. 2.ed.:IAPAR Revista. Ampl. 36p,– Londrina-PR, 2007.
Instituto de Promoção do Desenvolvimento - IPD Pesquisa - O mercado brasileiro de produtos orgânicos, Curitiba – PR, 2011.
LOPES, L. H. Feiras livres em Florianópolis-SC: práticas sustentáveis na comercialização de frutas, legumes e verduras in natura. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina,138p. Florianópolis-SC 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. . ISBN 85-224-3397-6, São Paulo : Atlas 2003.
MASSUKADO-NAKATANI, M. S. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo: Amostragem. 2009.
MENDES, J.T.G. Comercialização Agrícola. Apostila, 1ª Ed. Universidade Tecnológica Federal do Parana. Curso de Agronomia. Paraná, 2007.
MOOZ, E. D.; SILVA, M. V. Cenário mundial e nacional da produção de alimentos orgânicos, Nutrire: Revista Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, ISSN 2316-7874, J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 39, n. 1, p. 99-112, abr. 2014.
ROCHA, H. C.; COSTA, C.; CASTOLDI, F.L.; CECHETTI, D.; CALVETE, E.O.; LODI, B.S. Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Ciência Rural , vol.40, n.12, p. 2593-2597, 2010.
SILVA, D. A. O perfil do consumidor da feira de transição agroecológica do bairro Valentina Figueiredo, na cidade de João Pessoa – PB, Revista Espaço Acadêmico, n. 107, ano IX, 124-128. João Pessoa-PB 2010.
SILVA, E. B; CARDOSO, F.T; SOUZA , G. G.;ALMEID, G. G. S. A. Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos, Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, ISSN 1981-8203, Mossoró – RN - BRASIL, v. 8, n. 1, p. 83 - 89 abrn/jun de 2013.
SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, 446 p. SOUZA, M. C. M. Produtos Orgânicos. In: ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. (Orgs.) Economia e gestão dos negócios agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2008. p. 385-40.
TEIXEIRA, I. L; GARCIA, L. A. Fatores determinantes da demanda de produtos orgânicos no município de Cascavel – PR- Revista Ciências Sociais em Perspectiva, ISSN: 1981-4747 (eletrônica)- 1677-9665 Vol. 12 – Nº 23 – 2º Semestre de 2013.
ZAMBERLAN, L.; Pedro Luís BÜTTENBENDER, P. L.; SPAREMBERGER, A. O Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos e seus Impactos nas Estratégias de Marketing. Anais 30º Encontro da EnANPAD, 23 a 27 de setembro Salvador-BA, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Ouricuri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (consulte El efecto del acceso abierto).