Relato de Experiência

dinâmica lúdica e bem-estar físico no CAPS AD

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22039

Mots-clés :

Sala de espera, Processos grupais, Dinâmica de Grupo

Résumé

Este relato de experiência tem por objetivo descrever a experiência de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI acerca da realização de dinâmica lúdica e bem-estar físico no CAPS AD. A atividade visou proporcionar aos usuários e seus acompanhantes um momento de descontração na sala de espera, promovendo a interação e o bem-estar físico dos participantes e um ambiente mais agradável, acolhedor com uma dinâmica divertida e inclusiva. Utilizando uma metodologia qualitativa e participativa, foram organizadas dinâmicas de grupo que incluíram música e interação com objetos. Dos 18 presentes, 12 participaram ativamente, enquanto 6 optaram por não participar devido a várias razões pessoais. A atividade foi bem recebida e proporcionou momentos de descontração e alegria, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e positivo na sala de espera. O relato também incorpora uma análise crítica e reflexiva fundamentada em autores renomados como Alexandre (2002), Pichon-Rivière (2005), Stoffer (2023), Martín-Baró (2003-2017), Costa, Silva e Silveira (2018), entre outros. Esses autores oferecem uma base teórica robusta para compreender as interações humanas em contextos coletivos, contribuindo para a análise dos processos grupais, prática grupal, dinâmica de grupo e liderança no contexto da sala de espera em saúde mental. Além disso, o artigo sugere propostas para futuras intervenções, visando aumentar a eficácia e o engajamento dos usuários.

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Bibliographies de l'auteur-e

Daiane dos Santos Ramos, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) - UNEB/Campos XI

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) - DEDC - Universidade do Estado da Bahia - UNEB-Campus XI Serrinha - BA. Possui especializações em Saúde Mental (2019), pela Faculdade da Região Sisaleira (FARESI), Conceição do Coité - BA. Docência Superior (2019), pela Faculdade Unyleya Rio de Janeiro. Psicanálise (2023), Faculdade Dynamus de Campinas - SP. Graduada em Psicologia pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) (2017).

Priscila Vogel Nunes Pinheiro, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

Mestranda do programa de pós-graduação em Intervenção Educativa e Social - PPGIES - DEDC - CAMPUS XI. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UniFTC Feira de Santana Ba (2020). Especialização em Saúde Mental pela Faculdade Anísio Teixeira - Feira de Santana-Ba (2024). Atuou como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas III e no Centro de Atenção Psicossocial II, ambos no município de Serrinha-BA.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental e psicologia social.

Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

Psicóloga. Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação. Professora da UNIFACS/INSTITUTO ANIMA, Programa de Pós-graduação em Direito, Governança e Políticas Públicas. Professora DCH - Campus V, UNEB. Professora do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social, UNEB, Campus XI. Psicóloga do Hospital de Custódia e Tratamento – SEAP-BA.

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Publié-e

2025-01-16

Comment citer

RAMOS, D. dos S.; VOGEL NUNES PINHEIRO, P.; TORRES, C. R. de O. V. Relato de Experiência : dinâmica lúdica e bem-estar físico no CAPS AD. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 03–17, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22039. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22039. Acesso em: 21 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier : L'interdisciplinarité à l'ordre du jour : socialiser différents contextes de recherche

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