Intera-Ações para/no respeito às diferenças
um relato de experiência e suas aproximações com cuidadores de pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21878Palavras-chave:
Interação social, Cuidadores, Pessoas com deficiênciaResumo
Este texto objetiva apresentar um relato de experiência advindo da atividade interventiva “Espaço de laço: ‘inter-ações’ no compasso do forró” realizada no Componente Curricular Processos Grupais do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha-BA. A atividade realizada requereu a elaboração de um projeto inspirado na metodologia de pesquisa interventiva para aplicação de uma dinâmica grupal e foi desenvolvida no Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capene) na cidade de Serrinha-BA. Seu tema tem assento no Programa Multidisciplinar de Extensão Inter-Agir, também da Uneb. Participaram da ação responsáveis de pessoas com deficiência, vinculadas ao Capene. Como resultados foi possível identificar a importância de ações em salas de espera para interação e acolhimento de acompanhantes em um espaço relacionado às necessidades específicas de pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como a aderência da literatura sobre processos grupais ao desenvolvimento metodológico de ações interventivas. Estratégias de intervenção possibilitam maior aproximação e aprofundamento teórico em pesquisas e/ou experiências realizadas e oportunizam ampliar o olhar metodológico em diferentes espaços sociais. Outrossim, conferir rigor ao relato de experiência possibilita uma perspectiva interdisciplinar de ações amplamente desenvolvidas no PPGIES. O cotidiano de cuidadores é marcado por características, dentre as quais a espera durante as atividades desenvolvidas por seus filhos e/ou dependentes. O texto permite ponderar sobre os principais resultados da experiência relatada e ampliá-los à luz da subjetividade de diferentes leitores no campo socioeducacional.
Downloads
Referências
Alberti, T. F. et al. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (online), Brasília, v. 95, n. 240, p. 346-362, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/hPc6CRnw4C4TMp6jF5P4ZWQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 jan. 2024.
BracciallI, L. M. P.; Bagagi; P. dos S.; Sankako, A. N.; Araújo, R. de C. T. Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com necessidades educacionais especiais, Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.18, n.1, p. 113-126, Jan-Mar., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sbXx55vwGZNmHxVvZfHk9Ls/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 04 nov. 2024.
Batista, I. B.; Marinho, J. S.; Brito, T. R.; Guimarães, M. S.; Silva Neto, L. S.; Pagotto, V; Nunes, D. P. Qualidade de vida de cuidadores familiares de pessoas idosas acamadas. Acta Paulista de Enfermagem. 2023; 36:eAPE00361. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/TxyHvLDdYJnvgMzFhgXZjNQ/ Acesso em 25 nov. 2024.
Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em 20 jun. de 2024.
Chiang, F. M.; Hsieh, J. G.; Fan, S. Y.; Wang, Y. W; Wang, S. C. Does the Experience of Caring for a Severely Disabled Relative Impact Advance Care Planning? A Qualitative Study of Caregivers of Disabled Patients. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2020; 17(5):1594. https://doi.org/10.3390/ijerph17051594 Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/5/1594 Acesso em 10 nov. 2024.
Deslandes, S. F.; Gomes, R; Minayo, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Diniz, D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Goés, M. C. R. de. A formação do indivíduo nas relações sociais: Contribuições teóricas de Levi Vigotskyi e Pierre Janet. Educação & Sociedade, ano XXI. nº 71, Jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QG7YrQc3fwpy9KcChT37rSd/. Acesso em 04 nov. 2024.
Gonçalves, L. O. Cuidadores primários familiares dos idosos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí. 2002. 91f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.
Mussi, R. F. de F.; flores, F. F.; almeida, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de Relato de Experiência como Conhecimento Científico. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 48, p. 60-77, OUT./DEZ. | 2021 https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010 Acesso em 06 nov. 2024.
Pimenta, R. A.; rodrigues, L. A.; greguol, M. Avaliação da Qualidade de Vida e Sobrecarga de Cuidadores de Pessoas com Deficiência Intelectual. Revista Brasileira de Ciências da Saúde; 14(3): 69-76, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/9687/5406 Acesso em 10 nov. 2024.
Pereira, A. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: Eduneb, 2019.
Serrinha. Lei 1.131, de 23 de dezembro de 2016 dispõe sobre a criação do CAPENE- Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Diário oficial. Ano 6. Edição 1520.
Silva, J. A. P. da. O uso de dinâmicas de grupo em sala de aula: um instrumento de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido? Revista Saber Científico, Porto Velho, v. 1, n. 2, p. 82-89, jul./dez., 2008. Disponível em: https://periodicos.saolucas.edu.br/index.php/resc/article/view/1099/965. Acesso em 04 nov. 2024.
Tavares, E A de O; Pinheiro, M T de S F; josé, H M G. Intervenção comunitária na educação em enfermagem: relato de experiência. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 4):1878-83. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xVYncTW37n8GQDD9d4xzYzy/?format=pdf&lang=pt Acesso em 13 de mar. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).