Intera-Ações para/no respeito às diferenças
um relato de experiência e suas aproximações com cuidadores de pessoas com deficiência
DOI :
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21878Mots-clés :
Interação social, Cuidadores, Pessoas com deficiênciaRésumé
Este texto objetiva apresentar um relato de experiência advindo da atividade interventiva “Espaço de laço: ‘inter-ações’ no compasso do forró” realizada no Componente Curricular Processos Grupais do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha-BA. A atividade realizada requereu a elaboração de um projeto inspirado na metodologia de pesquisa interventiva para aplicação de uma dinâmica grupal e foi desenvolvida no Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capene) na cidade de Serrinha-BA. Seu tema tem assento no Programa Multidisciplinar de Extensão Inter-Agir, também da Uneb. Participaram da ação responsáveis de pessoas com deficiência, vinculadas ao Capene. Como resultados foi possível identificar a importância de ações em salas de espera para interação e acolhimento de acompanhantes em um espaço relacionado às necessidades específicas de pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como a aderência da literatura sobre processos grupais ao desenvolvimento metodológico de ações interventivas. Estratégias de intervenção possibilitam maior aproximação e aprofundamento teórico em pesquisas e/ou experiências realizadas e oportunizam ampliar o olhar metodológico em diferentes espaços sociais. Outrossim, conferir rigor ao relato de experiência possibilita uma perspectiva interdisciplinar de ações amplamente desenvolvidas no PPGIES. O cotidiano de cuidadores é marcado por características, dentre as quais a espera durante as atividades desenvolvidas por seus filhos e/ou dependentes. O texto permite ponderar sobre os principais resultados da experiência relatada e ampliá-los à luz da subjetividade de diferentes leitores no campo socioeducacional.
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