Intera-Ações para/no respeito às diferenças

um relato de experiência e suas aproximações com cuidadores de pessoas com deficiência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21878

Mots-clés :

Interação social, Cuidadores, Pessoas com deficiência

Résumé

Este texto objetiva apresentar um relato de experiência advindo da atividade interventiva “Espaço de laço: ‘inter-ações’ no compasso do forró” realizada no Componente Curricular Processos Grupais do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha-BA. A atividade realizada requereu a elaboração de um projeto inspirado na metodologia de pesquisa interventiva para aplicação de uma dinâmica grupal e foi desenvolvida no Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capene) na cidade de Serrinha-BA. Seu tema tem assento no Programa Multidisciplinar de Extensão Inter-Agir, também da Uneb. Participaram da ação responsáveis de pessoas com deficiência, vinculadas ao Capene. Como resultados foi possível identificar a importância de ações em salas de espera para interação e acolhimento de acompanhantes em um espaço relacionado às necessidades específicas de pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como a aderência da literatura sobre processos grupais ao desenvolvimento metodológico de ações interventivas. Estratégias de intervenção possibilitam maior aproximação e aprofundamento teórico em pesquisas e/ou experiências realizadas e oportunizam ampliar o olhar metodológico em diferentes espaços sociais. Outrossim, conferir rigor ao relato de experiência possibilita uma perspectiva interdisciplinar de ações amplamente desenvolvidas no PPGIES. O cotidiano de cuidadores é marcado por características, dentre as quais a espera durante as atividades desenvolvidas por seus filhos e/ou dependentes. O texto permite ponderar sobre os principais resultados da experiência relatada e ampliá-los à luz da subjetividade de diferentes leitores no campo socioeducacional. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Joyce Santana Araújo Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Intervenção Educativa e Social pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social (Ppgies/Uneb) Campus XI, Pós graduada em Educação Inclusiva e Especial (Uniminas), Membro do Grupo de Pesquisa Epods/Uneb

Thais Meirelles de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Intervenção Educativa e Social pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social (Ppgies/Uneb) Campus XI, Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Matemática (Faculdade Vale do Cricaré-FVC). Professora da educação pública municipal de Biritinga-BA. Membro do Grupo de Pesquisa Epods/Uneb.

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação (UFRN). Mestre em Educação (UFPB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social (Ppgies/Uneb). Membro do Grupo de Pesquisa Epods/Uneb. Professora da educação pública municipal de Feira de Santana-BA

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Publié-e

2025-01-16

Comment citer

SANTANA ARAÚJO SILVA, J.; MEIRELLES DE OLIVEIRA, T.; TORRES NERI SOARES, M. Intera-Ações para/no respeito às diferenças: um relato de experiência e suas aproximações com cuidadores de pessoas com deficiência . Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21878. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/21878. Acesso em: 21 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier : L'interdisciplinarité à l'ordre du jour : socialiser différents contextes de recherche