COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO-BA:

IMPACTOS SOCIOCULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16249

Palabras clave:

Hidrelétricas; Impactos Ambientais; Organização Sociocultural; Ribeirinhos.

Resumen

La construcción de usinas hidroeléctricas a lo largo del río São Francisco ocurrió debido a su caudal y extensión, con base en el principio de abundante hidrografía nacional. Brasil adoptó la tecnología de las centrales hidroeléctricas desde la perspectiva desarrollista del gobierno militar de la época, afectando a gran parte de la población que vivía alrededor de las aguas sumergidas, despojando a miles de personas. La realización de obras de esta dimensión, como la de Sobradinho-BA, provocó varios problemas sociales y ambientales para toda la región. Este estudio tiene como objetivo analizar los impactos socioambientales y culturales causados ​​por la construcción de la represa y discutir si hubo implementación de políticas públicas para la reparación de los reasentados en Sobradinho-BA. Por lo tanto, se realizó una Revisión Integrativa, utilizando trabajos encontrados en sitios web académicos que tenían como palabra clave: construcción de represas, políticas públicas y la represa de Sobradinho. Tras su lectura, se cribaron los materiales que mejor respondían al objetivo propuesto. Al analizar estos artículos se identificaron varios impactos socioambientales y culturales en las comunidades ribereñas y que gran parte de ellos se debe principalmente a la falta de asistencia en el proceso de reasentamiento y falta de implementación de Políticas Públicas de Reparación que pudieran paliar los inconvenientes ocasionados. por la construcción del lago.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walter Oliveira de CARVALHO, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós Grduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - Educação ? ppgecoh ( UNEB 2020-2022); Professor de Matemática (SEC/BA ? Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia, (desde 2001) e do Colégio Geo ? Juazeiro -Bahia (desde 2008); Graduado em: Ciências - Habilitação em Matemática (CESVASF - 1997) e Segunda Graduação em Direito (FACESF - 2012); Especializações: Direito do Trabalho ? Faculdade Futura (2019), Saberes e Prática da Matemáticas ? Faculdade Vale do Cricaré (2014); Psicopedagogia ? Universidade Castelo Branco (2004 ? 2005); Atuação nas áreas de Matemática, Raciocínio Lógico e do Direito.

Vitor Prates LORENZO, Instituto Federal de Educação Sertão Pernambucano

Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) com mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Pró Reitor de Extensão e Cultura do IFSertãoPE (2020-atual). Atua como professor permanente dos programas de Pós-graduação em Ecologia Humana (UNEB) e Educação Profissional (IFSertãoPE). Atendeu a chamada da SETEC/MEC para participar do programa de estágio em pesquisa aplicada nos colleges canadenses, executando as atividades no John Abbott College. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoquímica, quimioinformática, modelagem molecular, modelos de predição de atividade e docking molecular. Tem experiência na área de atuação, com ênfase em metodologias ativas.

Roberto Remígio FLORÊNCIO, Instituto Federal de Educação Sertão Pernambucano Campus Zona Rural

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/Universidade Federal da Bahia - UFBA); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB - 2016); Professor de Língua Portuguesa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural); Graduado em: Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993); Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005) e Segunda Graduação em Geografia (UNICESUMAR - 2019); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO - 2004), Língua Portuguesa e Literatura (Faculdades Montenegro - 2010) e Gestão Pública (UNIVASF - 2014); MBA em Comunicação e Semiótica (FAVENI - 2021); Membro dos Grupos de Pesquisa registrados pela CAPES: Etnobiologia e Conservação (UNEB), GRUPEC/SERTÃO (IFSertãoPE) e Grupo GRIÔ (UFBA); Pesquisador Visitante do Núcleo OPARÁ - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB, campus Paulo Afonso); Atuação nas áreas de Linguagem, Educação, Cultura, Formação de Professores, Educação Escolar Indígena, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 

Publicado

2023-02-25

Cómo citar

OLIVEIRA DE CARVALHO, W.; PRATES LORENZO, V.; REMÍGIO FLORÊNCIO, R. COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO-BA:: IMPACTOS SOCIOCULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25–42, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16249. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático

Artículos más leídos del mismo autor/a