Impactos sócio-econômicos causados pela Maré Vermelha no Distrito de Acupe, Santo Amaro-Bahia
Palavras-chave:
Sócio-econômico, Maré Vermelha, Pescador Artesanal, Acupe.Resumo
A pesca no estado da Bahia é quase que exclusivamente artesanal. Sendo compreen-dida por duas atividades distintas: a mariscagem, que inclui a captura de moluscos bivalves, caranguejos, siris e aratus; e a pesca propriamente dita, que lida com os peixes e crustáceos, como o camarão e a lagosta. Ambas consideradas de grande importãncia socioeconõmica e ambiental nas regiões estuarinas. Marés vermelhas ocorrem em diversas regiões costeiras e oceãnicas do mundo e podem ser causadas quando as microalgas do plâncton encontram um ambiente favorável a sua proliferação. Esse fenõmeno impacta diversos grupos tradicionais que vivem da pesca. A maioria dos pescadores do distrito do Acupe, Santo Amaro-BA (64%) realiza a atividade há mais de 20 anos e durante o fenômeno da maré vermelha, em 2007, 30% dos pescadores entrevistados afirmaram ter desenvolvido outra atividade para complementar a renda, pois tiveram que cessar a atividade de pesca após o fenõmeno da maré vermelha. O presente trabalho traçou os impactos sócio-econômicos e ambientais causados pelo fenômeno maré vermelha aos pescadores e marisqueiras artesanais no distrito de Acupe, Santo Amaro - BA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).